Operadora na Coreia do Sul lança primeira rede LTE-Advanced do mundo

A operadora sul-coreana SK Telecom anunciou o primeiro lançamento comercial de uma rede LTE-Advanced (uma evolução do LTE capaz de velocidades superiores) no mundo. A intenção é investir em um serviço oferecendo taxas de até 150 Mbps, aumentando depois com a aplicação de novas tecnologias, para ofertar plataformas de vídeo over-the-top (OTT). Além do recém-lançado smartphone da Samsung Galaxy S4 LTE-A, o portfólio da tele asiática deverá contar com mais seis aparelhos durante o segundo semestre deste ano. A companhia apresentou seus planos na noite de terça, 25, durante a conferência LTE World Summit em Amsterdã, na Holanda.

Notícias relacionadas
Semelhante ao que ocorreu na maioria das operadoras no Brasil com o 3G e a oferta de HSPA+ (também um avanço em relação à tecnologia anterior), a SK Telecom oferecerá para o LTE-A as mesmas tarifas dos planos LTE para os consumidores. A cobertura inicial será na capital Seul e nas áreas centrais de duas cidades (Gyeongg-do e Chungcheong-do), com planos de expandir para 84 municípios sul-coreanos.

A empresa prevê que a implementação do LTE-Advanced promoverá a oferta de serviços de vídeos OTT em alta definição. Não coincidentemente, na quinta-feira, 27, a empresa lançará um serviço de chamadas em grupo de vídeo capaz de suportar até quatro pessoas simultâneas. Além disso, a SK Telecom aproveitará a maior velocidade do LTE-Advanced para lançar em julho a oferta de vídeos em Full HD na plataforma de IPTV por rede móvel Btv mobile, serviço que já conta com base de 550 mil assinantes. Outro serviço multimídia que chegará no próximo mês será o T Baseball Multiview, que vai permitir aos usuários assistirem a dois jogos diferentes em uma tela. Por fim, a operadora anunciou o pacote de conteúdo multimídia T Freemium 2.0, com vídeos gratuitos. Em agosto, ela deverá lançar também uma loja de vídeos HD.

Tecnologias

Para comercializar o serviço de LTE-Advanced, a empresa diz que desenvolveu e aplicou tecnologias como Agregação de Carrier (CA) e multiponto coordenado (CoMP), planejando aplicar melhoria de coordenação de interferência intercélulas (eICIC) em 2014. Com a tecnologia CA, a SK Telecom espera agregar 10 MHz + 10 MHz de espectro ao combinar as bandas de 850 MHz e 1800 MHz, oferecendo velocidades de até 300 Mbps em 2015. A empresa espera expandir a técnica para três carriers em 2016 com a CA, além de adicionar também agregação para uplink. O padrão atual permite até cinco carriers.

A SK Telecom tem histórico de implementação de novas tecnologias. Em agosto de 2012, a operadora também foi a primeira a lançar o serviço de voz sobre a rede 4G, o VoLTE. Durante a conferência na Holanda, o CTO da empresa, Byun Jae-woan, afirmou que a base de assinantes do serviço de voz em HD já conta com 4,5 milhões de usuário ativos até o final de maio, de acordo com o site telecom.com. No total, a empresa conta com 10,6 milhões de acessos LTE, que representam cerca de 39% da base móvel da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!