Sistema operacional da Mozilla será integrado a hardware da Qualcomm

A desenvolvedora de chipsets Qualcomm terá um papel decisivo no lançamento do Boot to Gecko (B2G), novo sistema operacional móvel aberto que vem sendo desenvolvido pela Mozilla, também responsável pelo browser de Internet Firefox. Em entrevista exclusiva a este noticiário, o executivo de desenvolvimento de novos mercados da Mozilla, Christopher Arnold, revelou que a Qualcomm não apenas fornecerá o chipset da família Snapdragon para o B2G, como também criou um hardware especialmente para o novo OS.

Notícias relacionadas
Cronograma

Segundo Arnold, a Mozilla já está em fase final de ajustes o Boot to Gecko. "Tudo precisa ficar pronto até agosto, que é quando devemos entregar o OS para ser integrado pela Qualcomm ao chipset e ao hardware", revela. O início da produção dos smartphones deve começar logo na sequência da fase de integração de hardware para que tudo esteja pronto para o lançamento no início de janeiro de 2013. Assim, é esperado que a Qualcomm anuncie em breve o nome da fabricante que produzirá o hardware em regime de OEM. Cálculos iniciais estimam o smartphone em torno de US$ 300, o que o colocaria na briga de mercado com os smartphones Android de baixo custo.

O projeto é ambicioso: é esperada uma remessa inicial de lançamento de nada menos do que um milhão de smartphones apenas para o mercado brasileiro, o primeiro país a receber o B2G. Vale lembrar que o lançamento no Brasil será realizado em parceria com a Vivo. Entre as operadoras globais, Telefónica e a Deutsche Telekom são incentivadoras da iniciativa e a expectativa da Mozilla é que haja adesão de outras operadoras para lançamento, principalmente, em mercado em desenvolvimento porque o novo OS permite smartphones mais baratos e modelos de negócio que voltam a considerar as operadoras na equação.

Beta

Arnold está no Brasil para demonstrar a versão Beta do Boot-to-Gecko a desenvolvedores nacionais. A versão, entretanto, ainda não está em um hardware da Qualcomm. "Estamos usando um hardware da Samsung e substituímos o Android pelo Boot-to-Geko. De fato, poderíamos usar qualquer telefone Android para instalar o OS porque ambos são baseados em Linux", explica.

É possível fazer o download do B2G e instalá-lo em um telefone Android no link, mas antes de fazê-lo, saiba que "uma vez feita a mudança de sistema operacional para o B2G, é muito difícil colocar o Android de volta", avisa Arnold. Ele também lembra que muitos APIs ainda estão em fase de implementação e o acompanhamento desses processos pode ser feito pelo site http://arewemobileyet.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!