Instituto Escola Conectada busca parcerias para levar Internet a escolas

Imagem: Freepik

O Instituto Escola Conectada, ONG criada pelo Grupo Datora, lançou a campanha "Doe Conectividade – Adote uma Escola" em busca de parceiros para levar Internet de alta velocidade e gratuita a escolas públicas brasileiras.

A iniciativa busca arrecadar fundos para conectar instituições, especialmente as de regiões com pouco acesso, como o Norte do Brasil, e onde a conectividade para uso pedagógico é precária.

Com um investimento de R$ 7 mil por escola para dois anos de conectividade, o projeto visa conectar mais 200 escolas até o final de 2025, beneficiando alunos, professores e a comunidade local, inclusive com acesso a tecnologias como realidade virtual e gamificação.

Notícias relacionadas

As doações podem ser feitas por e-mail (contato@escolaconectada.org), e os doadores recebem atualizações semestrais. O Instituto recebe as doações e contrata os pacotes de conectividade para as escolas públicas pelo período determinado. A estratégia de conexão varia conforme a disponibilidade de infraestrutura: onde há fibra óptica, são utilizados planos de conectividade para rede externa; onde não há fibra, a solução via satélite é implementada.

A SBA Communications já é uma parceira e conectou 20 escolas em Aracaju (SE), com a
Brisanet sendo a empresa contratada para fornecer essa conectividade, que beneficiou cerca de 12 mil alunos. A identificação das escolas é feita por meio da Secretaria de Educação municipal ou estadual, dependendo da rede.

O Instituto lembra que a conectividade para uso pedagógico possibilita atividades online para alunos, professores e gestores de educação, acesso a materiais educativos digitais,
otimizando o aprendizado e a gestão. De acordo com dados do Ministério da
Educação (MEC), em abril de 2024 cerca de 43 mil escolas não possuíam Internet
adequada para aplicação educacional, afirma a entidade.

"Com as doações que recebemos conseguimos levar Internet de alta velocidade para escolas que muitas vezes não têm nenhuma conectividade. É gratificante ver o impacto direto nos alunos, que passam a ter acesso a oportunidades de aprendizado mais interativo. Sabemos que nosso trabalho vai além da sala de aula, beneficiando toda a
comunidade local, gerando novas perspectivas de desenvolvimento e inclusão", afirma a gerente-geral do Escola Conectada, Fernanda Prado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!