IA impulsiona criação de novos produtos no setor de telesserviços

Inteligência Artificial Bots
Foto: Pexels

A inteligência artificial tem se firmado como aliada das empresas de telesserviços, ao integrar tecnologias como IA generativa, automação inteligente e análise preditiva para permitir que empresas de call center acelerem criação de novos produtos e serviços, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT).

Os resultados vão de ganhos reais de produtividade à redução no tempo médio de atendimento e nos erros operacionais. Na avaliação da ABT, a adoção de IA é um divisor de águas entre as empresas do segmento.

"Quem conseguir conectar inovação tecnológica com agilidade e experiência do cliente vai liderar o mercado nos próximos anos. O futuro da IA vai além da automação, passando por uma reinvenção de produtos, transformação de modelos de negócio e criação de experiências que coloquem o cliente no centro das decisões. O setor entende que a IA complementa e amplia a capacidade do atendimento humano. A tecnologia vem para somar forças", afirma o diretor executivo da associação, Gustavo Faria.

Notícias relacionadas

Cases

A Atento, por exemplo, criou uma plataforma de IA generativa proprietária, voltada à automação de processos e personalização do atendimento, que reúne diversas soluções. Entre elas, uma ferramenta multicanal que fornece suporte rápido aos agentes de atendimento: quando um consumidor entra em contato, a solução é capaz de identificar a intenção da ligação e sugerir procedimentos aprimorados para os agentes na resolução dos problemas. Com isso, tem permitido que os colaboradores resolvam mais casos em menos tempo.

A implementação em uma empresa imobiliária registrou aumento de 22% no índice de satisfação dos clientes, redução do tempo médio de atendimento de 11 para 5 dias, melhoria de 30% na produtividade da equipe, e queda superior a 19% nos erros operacionais, afirma a ABT. O tempo de busca de informações por parte dos agentes também caiu de 244 para 86 segundos, reforçando a eficiência da solução, que já soma cerca de 125 mil interações com clientes e agentes.

Já a Teleperformance (TP) desenvolveu um portfólio global de soluções baseadas em IA. A empresa utiliza a tecnologia em diversas frentes, desde o treinamento, criando experiências que se adaptam ao ritmo de cada colaborador, até a análise em tempo real dos atendimentos. Com assistentes virtuais baseados em processamento de linguagem natural (NLP), conseguiu absorver até 25% das demandas simples, como consultas de status e emissões de boleto, reportando níveis de alta resolutividade. O resultado seria um ganho de produtividade de até 20% e redução de até 30 segundos no tempo médio de atendimento.

Na Tahto, o destaque é solução baseada em IA desenvolvida para realizar o dimensionamento das equipes operacionais, considerando históricos, sazonalidade e padrões de atendimento. Ela resultou em uma redução de R$ 2,7 milhões em custos operacionais, ao mesmo tempo em que aumentou o engajamento e a produtividade dos times envolvidos.

Desafios e parcerias estratégicas

A adoção em larga escala da IA, no entanto, também tem exigido uma transformação interna. Um dos principais desafios enfrentados pela Atento, por exemplo, foi a mudança cultural. Equipes acostumadas com processos tradicionais precisaram se adaptar a novos paradigmas, o que demandou investimento em capacitação contínua.

No caso da TP, além de obstáculos culturais, o desafio técnico de integrar a IA aos sistemas já existentes dos clientes, considerando a diversidade do ecossistema tecnológico, exigiu um esforço intenso da equipe de transformação digital para garantir fluidez e segurança na operação.

Já a Tahto aponta a escalabilidade das soluções como um dos pontos críticos na aplicação da tecnologia em ambientes complexos. "Muitos projetos-piloto funcionam bem em contextos restritos, mas enfrentam dificuldades quando expandidos para volumes maiores de interações. Para contornar esse desafio, temos investido em arquiteturas escaláveis, padronização de integrações e monitoramento contínuo de performance. Essa estrutura permite que as soluções evoluam de forma sustentável, sem perder agilidade", explica o Superintendente de Desenvolvimento de Sistemas, Marcelo Alberto Pinto.

Para acelerar a implementação das soluções, a Atento estabeleceu parcerias estratégicas, como com a Microsoft, o que permitiu maior agilidade e precisão no desenvolvimento da sua plataforma de IA. A empresa prevê uma evolução contínua dessas soluções nos próximos cinco anos, com foco em personalização e adaptação às demandas dos clientes.

(Com assessoria de imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!