Publicidade
Início Newsletter Anatel abre consulta para alterar regulamento da adaptação das concessões

Anatel abre consulta para alterar regulamento da adaptação das concessões

Foto: Simon Hu/Pixabay

Com a proposta aprovada na reunião extraordinária do Conselho Diretor nesta semana, a Anatel abriu a consulta pública para a alteração do regulamento de adaptação das concessões da telefonia fixa (STFC) para autorizações. O acórdão nº 186 foi publicado nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial da União, iniciando assim o período de 45 dias para a tomada de subsídios. 

Na consulta consta não apenas a minuta da resolução, que altera o regulamento original da Resolução nº 741 de 8 de fevereiro de 2021, como também a proposta sobre a operacionalização do termo único de autorização conforme consta na Lei nº 13.879/2019. No primeiro caso, a ideia é evitar a sobreposição de compromissos de investimento em banda larga com o saldo da migração para o novo modelo

Durante a reunião do Conselho que aprovou a proposta, o conselheiro relator, Artur Coimbra, destacou que se trataria da primeira consulta pública disponibilizada na plataforma Participe, sem a possibilidade de envio de contribuições por email ou meio físico (embora a consulta aberta sobre redução do Fistel para antenas retransmissoras de TV já tenha sido iniciada lá). A consulta pública nº 38 está disponível aqui a partir das 14h desta quinta-feira. 

Notícias relacionadas

O prazo mínimo de 45 dias foi dado devido à urgência da matéria – após a tomada de subsídios, a Superintendência de Planejamento e Regulação (SPR) ainda realizará nova AIR para “endereçar eventuais problemas levando em consideração a análise e eventuais contribuições”. De lá, o assunto sobe para o Conselho e, novamente, entra em debate.

Além da proposta para ajuste no termo único para adequar à realidade atual do mercado pós-venda de ativos da Oi, a minuta segue a recomendação da área técnica da Anatel de adicionar compromissos de investimento para banda larga fixa por fibra óptica, expansão da capacidade de backhaul (incluindo atualizações de redes existentes) e da infraestrutura de rede móvel e acordos de roaming entre as teles. A justificativa é que os compromissos anteriormente previstos para a migração da concessão estariam em sobreposição a outras políticas já implantadas, como as do Leilão do 5G e do Plano Geral de Metas para Universalização (PGMU V), o que geraria o risco de os projetos acabarem por não conseguir utilizar todos os recursos do saldo da migração. O Tribunal de Contas da União (TCU) também está acompanhando esta matéria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile