A Oi concluiu a subscrição e integralização das debêntures da Brasil Telecom Comunicação Multimídia (BTCM) no valor de R$ 2,5 bilhões. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pela operadora nesta quarta-feira, 26, são debêntures conversíveis em ações, de espécie com garantia real, em série única, para colocação privada.
Essa emissão de debêntures havia sido informada pela companhia ainda em fevereiro, e deverá ser utilizada para capitalizar a expansão da rede de fibra até a residência (FTTH) e para a separação estrutural da InfraCo.
Conforme descreve a Oi no comunicado, essa é mais uma etapa do processo da recuperação judicial e do plano estratégico de transformação da companhia, cujo objetivo é a "otimização das operações e incremento dos resultados das Recuperandas e demais subsidiárias diretas e indiretas da Oi".
A subscrição das debêntures foi liderada pela gestora de ativos Brookfield, com participação do fundo global de investimentos Farallon Capital Management e da Prisma Capital.
Vale lembrar que a BTCM está sendo incorporada pela Oi, o que é considerado um passo para a separação estrutural da InfraCo, empresa de infraestrutura de fibra. No começo de fevereiro, a operadora confirmou que assinou um acordo de exclusividade de negociação com os fundos representados pelo BTG Pactual para a venda de até 51% da InfraCo.