Conexis destaca importância do texto final da MP do Fistel aprovado pelo Congresso

Foto: Pixabay

Em comunicado divulgado na noite desta quarta-feira, 26, a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as grandes operadoras de telecomunicações, comemorou o texto final da MP 1.018/2020, (MP do Fistel), aprovado pelo Congresso, que reduz a carga tributária sobre o serviço de banda larga via satélite prestado via antenas de pequeno porte (VSAT) e que traz alterações na Lei do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), entre outros temas ligados às telecomunicações. O texto segue para sanção presidencial.

O presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, citou o trabalho dos relatores da Câmara e do Senado e enfatizou a importância da MP. "Medidas como esta são necessárias para a ampliação dos investimentos e das políticas públicas em telecom. E fundamentais para preparar o País para a chegada do 5G", afirmou.

Mudanças na Lei do Fust

Notícias relacionadas

Na avaliação da entidade setorial, o texto que vai à sanção presidencial traz avanços necessários para a nova Lei do Fust, visando a utilização dos recursos do fundo e o maior alcance das políticas públicas para a população.

Ferrari destacou a importância dos ajustes defendidos pelo Ministério das Comunicações, Fabio Faria, na nova Lei do Fust, entre eles a retirada da restrição de uso de recursos do fundo apenas para municípios de baixo IDH. A mudança amplia o universo de municípios que podem se beneficiar com o avanço da conectividade.

"É uma defesa histórica a utilização dos recursos recolhidos pelo setor para a construção de políticas públicas de telecomunicações para os cidadãos que mais precisam de conectividade", apontou Ferrari, que também destacou a liderança do presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, nesse processo.

Compartilhamento de infraestrutura

A Conexis Brasil lembra ainda que o texto final aprovado da MP traz novo regramento na legislação quanto ao compartilhamento de torres pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, retirando as amarras para a ampliação da infraestrutura de antenas, o que poderá beneficiar a chegada do 5G no país.

O comunicado da entidade setorial cita o relator da matéria no Senado, senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO), afirmando que a revogação proposta se justifica pelo 5G, que exigirá adensamento de antenas, com estações pequenas operando em baixa potência.

"O projeto além de estimular a ampliação do acesso à internet por meio de antenas de pequeno porte, notadamente em áreas rurais, regiões mais remotas e localidades desassistidas, introduz no arcabouço legal que rege as comunicações brasileiras uma série de mecanismos que aperfeiçoarão a prestação dos respectivos serviços em benefício do cidadão", afirmou o senador. As empresas de torres, representadas pela Abrintel, contudo, haviam criticado a medida e apontado ilegalidade na alteração.

A Conexis cita também o relator na Câmara, deputado Paulo Magalhães (PSD/BA), que enfatizou a importância do projeto para ampliar a conectividade do país, declarando ser "uma medida conveniente e oportuna".

Desoneração do VSAT

A MP desonera a Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), a Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) que incidem sobre as antenas de Internet banda larga via satélite de pequeno porte.
 
"A redução da carga tributária do VSAT é um passo importante para ampliar a oferta de serviços de telecom via satélite, usado principalmente para atender regiões de difícil acesso, em especial as rurais. Segundo o governo, a redução dos encargos deve ampliar as estações disponíveis em mais de duas vezes: de 350 mil para 750 mil", diz a entidade no comunicado. Marcos Ferrari, enfatizou que o setor é altamente tributado, apesar de a pandemia ter mostrado a essencialidade do serviço. Assim, voltou a defender a aprovação de uma reforma tributária ampla que reduza os impostos para os consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!