Brasil tem 47 milhões de pessoas sem acesso à Internet

Apesar da redução em relação a 2018, o número de excluídos digitais no Brasil ainda é de 47 milhões de brasileiros, que representam 26% da amostra da pesquisa TIC Domicílios 2019, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) nesta quarta-feira, 28. Ou seja, um a cada quatro brasileiros não utilizam a Internet.

Os dados da TIC Domicílios traduzem um Brasil que conta com 134 milhões de usuários de Internet, que representam 74% da amostra analisada na pesquisa. Comparado com 2018, o número aumentou quatro pontos percentuais. Os dados foram coletados entre outubro de 2019 a março de 2020, com uma amostra de 23.490 domicílios e 20.536 indivíduos, nacionalmente.

Preço

Notícias relacionadas

Os números divulgados nesta terça-feira apontam que em 59% dos domicílios que não possuem Internet, os moradores justificam a ausência do serviço pelo alto preço. Segundo a pesquisa, os moradores dessas residências acham os valores pagos na internet brasileira caro. Em segundo lugar, está a falta de interesse, com 43%.

Quando se observa a área rural, o número ainda é maior: 66% dos moradores de áreas rurais justificam a ausência de Internet em seus domicílios porque acham caro os valores ofertados pelas operadoras nas regiões onde moram.

A região Norte é onde o preço do serviço de acesso à internet mais impacta no bolso do cidadão. 72% dos domicílios que não possuem o serviço porque o acham caro. Na sequência, está a região Nordeste, com 63% dos domicílios sem acesso à internet por conta do preço. O menor impacto vem da região Sudeste, com 53%, que é um número relativamente alto, mas menor do as outras regiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!