American Tower assina acordo com Prefeitura do Rio de Janeiro para uso de rede neutra IoT

Foto: Pixabay

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou acordo com a operadora de infraestrutura American Tower para utilizar a rede neutra de Internet das Coisas da companhia. A parceria, fruto da estratégia da empresa de diversificar serviços e fluxos de receita, tem como objetivo promover soluções de cidade inteligente, integrando a rede de IoT com o Centro de Operações (COR) do município

Na parceria, a American Tower já está utilizando uma solução, em parceria com a startup carioca Noah: gestão de inundação em pontos críticos da cidade. A solução foi desenvolvida na primeira fase do Programa de Inovação COR, vencida pela startup pela "relevância do desafio endereçado e eficiência na execução". 

Nessa implantação, a rede neutra de IoT é usada para conectar sensores instalados em locais específicos do Rio de Janeiro. Por meio de uma plataforma de gestão dos dados no dashboard do Centro de Operações, a prefeitura consegue antecipar as ocorrências.

Notícias relacionadas

Com um piloto na capital fluminense desde 2017, a rede neutra da American Tower utiliza a tecnologia LoRaWAN e permite uso de sensores de baixo consumo de energia e baixo custo, como telegestão para iluminação pública, semáforo e estacionamento inteligentes, luz e gás, gestão de ativos e mobilidade urbana. 

Segundo afirmou a operadora em comunicado, trata-se da primeira parceria dessa natureza. Para a empresa, "acordos como esse podem acelerar a maturação do mercado nessa vertical". "Estamos presente hoje em mais de 63% do PIB nacional cobrindo mais de 260 municípios, e vemos cidades inteligentes como uma das verticais mais promissoras no âmbito de IoT. Entendemos que essa parceria irá apoiar tanto a prefeitura no aumento do nível de gestão da cidade quanto no desenvolvimento do ecossistema local de parceiros", disse em comunicado o head de IoT da American Tower, Daniel Laper. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!