Huawei planeja solução que integra LTE e Wi-Fi para acesso corporativo

Para endereçar os gargalos de acesso móvel corporativo, a estratégia da Huawei é investir na união do backbone fixo da empresa com a da rede móvel das operadoras. A companhia apresentou na semana passada em Pequim, durante a Huawei Network Congress 2015, a Agile Mobile Solution, que traz um gateway que combina Wi-Fi com LTE via Internet para que o usuário mantenha a conexão sem pagar tarifas de roaming e mantendo um serviço de geolocalização com precisão de até um metro.

Notícias relacionadas
De acordo com o diretor de marketing de produtos da divisão corporativa da fornecedora chinesa, Ajay Gupta, a solução é um "salto gigantesco" que une os acessos fixo, sem fio e de rede móvel, e pode ser uma oportunidade para operadoras. "Damos acesso e os ajudamos com uma nova base de usuários; todas as operadoras terão acesso que dão novos serviços de valor adicionado", explica.

A aposta da companhia é cuidadosa, já que as teles são as grandes responsáveis pela maior fatia de receita da fornecedora chinesa. "Para o corporativo, pode reduzir o Capex de TI e melhorar a eficiência operacional, melhorando a experiência de serviço e lucro com aluguel de redes", diz.

A tecnologia carrega o sinal, seja ele Wi-Fi ou LTE/3G, por meio da Internet. Gupta afirma que a diferença de uso de small cells e offload via Wi-Fi é que "elas são de players operadoras, não de enterprise", além de trafegar voz como IP, e não pela rede móvel. No entanto, ele assegura que maiores detalhes serão divulgados à ocasião do lançamento da solução, que será em setembro. "É uma solução mais para enterprise, estamos fundindo o conceito de small cells com a convergência de wired e wireless. O lançamento será em setembro, até lá teria a arquitetura em escala global", declara.

Outra vantagem, explica o executivo, é poder utilizar uma separação no tráfego: Wi-Fi para grandes transferências e demanda de maior robustez em aplicações, e LTE para dados confidenciais, que precisam passar por uma rede mais segura. O acesso pode ser condicionado a grupos também, limitando o 4G aos usuários de níveis hierárquicos mais altos, por exemplo.

Além disso, a Agile Mobile combina as duas tecnologias para oferecer uma localização com maior precisão, de até 1 metro. Com isso, fica possível a navegação indoor e a criação de "cercas eletrônicas" para delimitar o acesso fora da empresa, por exemplo. A Huawei insiste que, para operadoras, isso também oferece a vantagem de permitir uma maior cobertura indoor, como no uso de femtocells.

Integração

A solução, que faz parte da plataforma Agile Campus 3.0, por sua vez baseada no SDN da Agile Network 3.0, que traz ainda processamento de rede Ethernet (ENP), com aceleração de Wi-Fi (que a empresa afirma aumentar o desempenho em 30%, reduzindo interferência de sinal em 35% e melhorando a utilização de link em 30%), tecnologia de handover Wi-Fi para acesso de até 600 Mbps em situações de mobilidade de alta velocidade (como trens-bala) e acesso a switch de 100 GB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!