BizVox prepara lançamento de Voice SMS no Brasil

O Voice SMS, ou VSMS, é um serviço muito popular em mercados emergentes, como a Índia, mas que ainda não foi lançado no Brasil. A BizVox, empresa que desenvolve portais de voz e cuja plataforma está ligada a várias operadoras brasileiras, criou uma solução própria de VSMS e fará em breve testes internos em uma tele nacional. É possível que o lançamento de um teste-piloto em uma grande cidade aconteça entre julho e agosto.
O VSMS é um serviço de envio de mensagens de voz para telefones celulares. No exterior, costuma funcionar da seguinte forma: o usuário digita * seguido do número do destinatário e então grava a sua mensagem. O limite para cada recado pode variar de mercado para mercado, mas geralmente é de 30 segundos. O destinatário recebe em seguida uma mensagem de texto informando que há um recado de voz para ele deixado pelo número do remetente. Para acessar o recado, basta digitar *0*. A ligação para ouvir o VSMS é gratuita. E o preço para envio do recado costuma ser o mesmo de uma mensagem de texto. Aqui no Brasil, portanto, giraria em torno de R$ 0,30, mais impostos. O modelo de negócios com a BizVox será de revenue share.
Inicialmente, a plataforma do serviço ficará hospedada na primeira operadora que lançá-lo. A idéia, contudo, é que o VSMS tenha interoperabilidade, tal como o SMS. Em outras palavras: que seja possível enviar recados de voz para pessoas de operadoras diferentes. Quando o serviço for ampliado para o restante do mercado, é provável que passe a ficar hospedado em um datacenter sob gerenciamento da BizVox.

Notícias relacionadas
Exterior
Na Vodafone, após dois meses do lançamento do VSMS, 15% da base de clientes já utilizou o serviço e houve um aumento de 1,5% na ARPU da operadora. Outro caso de sucesso aconteceu na operadora Digi, da Malásia. A Digi tinha 4,5 milhões de assinantes quando lançou o VSMS: na primeira semana com o serviço no ar, foi registrada uma média de 80 mil recados enviados por dia. Cinco meses depois, a média diária subiu para 200 mil recados.
Vídeo SMS
Segundo o CEO da BizVox, Flávio Osso, no futuro, a mesma plataforma de VSMS poderá servir também para o serviço de Vídeo SMS. Seria uma espécie de evolução do mesmo produto: em vez de voz, seria enviado um recado em vídeo, por meio de uma vídeochamada. "Mas isso é algo para daqui a três ou quatro anos", prevê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!