Lula conduz entrevistas com candidatos ao conselho diretor

O presidente Lula começou na semana passada, discretamente, a entrevistar os nomes sugeridos até aqui para ocupar a vaga aberta no conselho diretor da Anatel. Segundo apurou este noticiário junto a fontes do governo, estão na lista a assessora da presidência do Senado, Emília Ribeiro (também integrante do conselho consultivo da Anatel); o professor da Unicamp, Márcio Wohlers (que tem passagem pelo Ministério das Comunicações e hoje está no IPEA); e o superintendente de serviços privados da agência, Jarbas Valente. Há a possibilidade de que outros nomes sejam incluídos.
Até agora, duas entrevistas já teriam acontecido, mas os próprios candidatos negam. A idéia do presidente é conhecer cada um dos nomes para fazer a escolha final baseado em suas impressões, e não apenas na opinião de assessores ou conselheiros políticos. Dos nomes colocados, cada um tem um apoio político: Emília é uma indicação de Hélio Costa e do PMDB, Wohlers é indicado por Luciano Coutinho (BNDES) e Jarbas Valente tem o reforço do presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg. No começo do ano a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chegou a convidar o professor Murilo Ramos, da Universidade de Brasília.

Campeão nacional

Notícias relacionadas

Um dos temas em questão, como não poderia deixar de ser, é a BrOi e a reforma no marco regulatório atual. Nesse aspecto, os três nomes da lista de entrevistáveis pelo presidente têm visões parecidas. Emília Ribeiro tem manifestado a interlocutores o entendimento de que se trata de uma tendência mundial e que pode trazer benefícios ao país. Márcio Wohlers, que tem laços com o presidente do BNDES Luciano Coutinho, também já escreveu sua posição favorável em relação à BrOi, entendendo como uma evolução necessária ao modelo atual, como forma de tornar uma empresa nacional competitiva dada a geopolítica e a necessidades de investimentos para a convergência. Jarbas Valente, por sua vez, é um dos formuladores das propostas de reforma regulatória que estão sendo discutidas pela Anatel e que permitirão, entre outras coisas, a fusão entre Brasil Telecom e Oi. Sabe-se que a Anatel está se esforçando justamente para viabilizar o projeto do governo de criar a mega-tele brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!