A Net Serviços já tem instalada uma base de pelo menos 1,5 milhão de set-tops digitais. Isso inclui os pontos principais, as caixas usadas em instalações de ponto extra e também aqueles assinantes que foram digitalizados pela própria Net mas que não assinam pacotes digitais. A marca foi comemorada pela Thomson, principal fornecedora desse tipo de equipamento, na semana passada. De acordo com o balanço do primeiro trimestre, a Net tinha cerca de 655 mil assinantes em pacotes digitais.
A maior parte das caixas digitais da Net ainda não tem recursos avançados, e apenas uma pequena porção (não mais de cinco mil) oferece alta definição. Ainda assim, o dado é importante porque o estágio de digitalização da base é fundamental para liberar espaço na rede, permitindo à Net estratégias como ampliação da oferta de canais, serviços de vídeo-sob-demanda e mesmo a adoção de tecnologias de banda larga mais avançadas. Hoje, a base total de assinantes de TV paga é de 2,5 milhões, e estima-se em cerca de 4 milhões a base de set-tops analógicos e digitais instalados pela operadora (contando uma média de 1,6 ponto por residência).
Somando-se a base de caixas digitais da Net Serviços mais a base de assinantes da Sky (totalmente digital), da TVA (que está praticamente concluindo a digitalização da base), da DTHi e da Telefônica (ambas totalmente digitais) e da Acom (também 100% digital), e de outras operadoras pequenas que já têm serviços digitais, é possível estimar em pelo menos 3,6 milhões de caixas digitais instaladas no Brasil.
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