Coalizões indicam nomes para o Conselho Gestor do Fust

Foto: Pixabay

Dois coletivos de representantes da sociedade civil enviaram nesta terça-feira, 26, as respectivas listas tríplices para integrar o Conselho Gestor do Fust, colegiado presidido pelo Ministério das Comunicações que coordenará a aplicação dos recursos do fundo de universalização. Foram elas a Coalizão Direitos na Rede (CDR), rede de entidades que congrega cerca de 50 organizações que atuam na defesa de direitos digitais; e a Coalizão de Tecnologia na Educação, composta por entidades que atuam no uso de tecnologias focadas para a educação.

A CDR apresentou os nomes de Flavia Lefèvre, Carlos Alberto Afonso e Mariana Gomes da Silva Soares em sua lista tríplice para uma das vagas destinadas à representantes da sociedade civil. Na suplência foram indicados, respectivamente, Marcelo Saldanha, Cristiana Gonzalez e Fabro Boaz Steibel.

Na carta enviado ao MCom, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), entidade que indicou os nomes, destaca as trajetórias profissionais e o notório conhecimento sobre políticas públicas de acesso à Internet dos indicados. O tema da educação também foi outro assunto que o Idec ressaltou, dizendo que os candidatos da CDR entendem das especificidades e problemática da conectividade nas escolas.

Notícias relacionadas

As indicações recebem apoio de entidades como o Intervozes, ISOC-Brasil, Artigo 19, Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS) e Instituto Alana.

Entidades da Educação

Por sua vez, a Coalizão de Tecnologia na Educação apresentou seus próprios nomes para as vagas destinadas à sociedade civil no Conselho. Foram indicados Cristieni Silva de Castilhos, Magali da Conceição Severo Cardoso da Silva e Fábio Ricardo Jung Tran como titulares e Roseli de Deus Lopes, Flávio Marques Prol e Rosane Beatriz de Oliveira Villanova.

Essas indicações recebem apoio de entidades como Instituto Unibanco, Itaú Educação e Trabalho, MegaEdu, Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Articule, Cesar School e Instituto Península.

O Conselho

Na semana passada, a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas, foi a escolhida pela pasta para presidir o Conselho Gestor do Fust, que tem previsão de fazer sua primeira reunião até junho. Nathalia Lobo, secretária de Telecomunicações, também será uma das representantes da pasta, que tem direito a duas representações no colegiado. No momento, o Departamento de Política Setorial do MCom segue com a etapa de análise dos documentos enviados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!