O lançamento de uma plataforma de streaming para seus televisores conectados é uma estratégia da Samsung para garantir conteúdo aos consumidores assim que tirarem suas smart TVs da caixa. Segundo Aline Jabour, diretora de Desenvolvimento de Negócios da América Latina na Samsung, o serviço Samsung TV Plus não pretende concorrer com os serviços premium de streaming. A executiva participou nesta segunda do Streaming Brasil 2021, evento realizado por TELA VIVA e TELETIME nestas segunda e terça, 26 e 27.
Após sucesso na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, a Samsung TV Plus foi lançada em outros territórios, chegando, até o momento, em 19 países, com previsão de chegar a 23 até o final do ano. "Pensamos numa forma de o consumidor ter uma oferta de entretenimento desde o momento em que abrisse a caixa", disse, lembrando que a plataforma não exige cadastro, cartão de crédito e nenhuma informação para que o consumidor comece a assistir.
Segundo Jabour, todos os grandes provedores de conteúdo estão se movimentando para criar os seus próprios canais, em plataformas distintas. "Somos uma plataforma Fast – free ad suported TV. Todos (os canais) que estão conosco já estavam em alguma outra plataforma", conta.
O conteúdo, em geral, é aquele que, embora ainda desperte grande interesse, não está mais disponível em nenhuma plataforma. Como exemplo, Jabour cita canais dedicados exclusivamente às séries "Kitchens Nightmares" e "Baywatch". Além disso, há o conteúdo ao vivo e linear, que é o mesmo exibido nos canais parceiros em outras plataformas, sobretudo esportes e notícias.
A Samsung Ads tem a força de vendas de publicidade para Smart TV, incluindo o Samsung TV Plus. "Se o canal precisa de força de vendas, usamos nosso inventário. Se já tem uma força de venda local, tudo bem", diz Jabour.
Cabe à Samsung ainda entregar a métrica aos parceiros. "Eles recebem toda a métrica, algumas com delay de um dia e outras de hora a hora", diz.
Tenho uma TV Samsung 55" há cerca de dois anos, comprei em 2019, e digo-lhes que é uma excelente Smart TV. O equipamento se auto-atualiza e a disponibilização de uma programação alternativa própria é um plus muito positivo. Estou muito satisfeito com a Samsung, tanto que pretendo adquirir outra TV, de polegada maior, dessa marca sul-coreana.