Pesquisadores usam laser para transmitir radiofrequência

Pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram um método para transmitir radiofrequência por meio de um semicondutor laser. Trata-se de um avanço, uma vez que lasers convencionais só conseguem emitir uma frequência de luz, e com implicações reais. Segundo o estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o desenvolvimento da tecnologia poderá permitir que lasers transmitam micro-ondas, modulando e recebendo finais de radiofrequência externos. Na prática, serviria como uma conectividade Wi-Fi de ultra capacidade.

"Aqui, propomos integrar o laser, detector e antena em um mesmo dispositivo. Mostramos que, além de gerar micro-ondas, um laser apropriadamente construído pode emitir micro-ondas sem fio e modulá-los com um sinal contendo informação. Isso abre as portas para um tipo de dispositivo híbrido elétrico-fotônico", dizem os pesquisadores na justificativa do projeto na PNAS. Com o aumento do tráfego de dados, afirmam, há necessidade para novas tecnologias capazes de operação de alta frequência para transferência de dados de alta velocidade.

O experimento comprova a possibilidade de utilizar um semicondutor laser para transmitir a radiofrequência ao explorar um aspecto de oscilação da antena dipolo, além de usar uma modulação direta para codificar o sinal na portadora. "Estes resultados abrem caminho para aplicações e funcionalidades de pentes de frequência ótica, como comunicação de rádio móvel e sincronização sem fio para uma fonte de referência", dizem os pesquisadores.

Notícias relacionadas

Conforme o site Engadget, o laboratório de Havard já havia conseguido utilizar pentes de frequência infravermelha em lasers para gerar comprimento de ondas de terahertz a uma velocidade "centenas de vezes" mais rápida do que serviços móveis tradicionais. Com a nova técnica, utilizam uma antena em formato de orelha de coelho que pode receber e decodificar a informação transmitida pelo laser. A primeira coisa que enviaram foi a música "Volare", cantada pelo Dean Martin. O site lembra ainda que lasers têm se mostrado como uma opção viável para transmissão de dados, com experimentos feitos por empresas como Facebook e Google para oferecer conexão em regiões remotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!