Publicidade
Início Newsletter Anatel envia ofício ao MCTIC sugerindo revisão de metas 4G no PGMU

Anatel envia ofício ao MCTIC sugerindo revisão de metas 4G no PGMU

A Anatel enviou ofício ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, questionando o cumprimento das metas em 4G previstas no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU IV). O documento, assinado pelo presidente da agência, Leonardo Euler de Morais, é datado do dia 8 de abril e ressalta que várias localidades não possuem infraestrutura adequada para a prestação de serviços em LTE. Assim, coloca a autarquia à disposição do MCTIC para contribuir em estabelecer e revisar as diretrizes da política pública, com fim de “promoção de um arcabouço normativo propício ao desenvolvimento das telecomunicações no Brasil, em benefício da sociedade brasileira”. O ofício expõe ao ministro astronauta questões como a dificuldade de infraestrutura em regiões remotas e cita levantamentos já feitos pela agência, como o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT), para identificar regiões com carência de infraestrutura de transporte e acesso.

Conforme explica Euler, o conselho diretor da Anatel aprovou em março uma lista de localidades “passíveis de atendimento” com meta de 4G. Porém, verificou-se que, dentre 1.473 localidades (em 1.048 cidades) sem a tecnologia, aproximadamente 300 dos municípios não tinham disponibilidade de backhaul em fibra. “Considerando que o art. 21 do PGMU IV prevê que o cumprimento da referida meta deve ocorrer por meio da implantação de uma estação rádio base em cada localidade, forçoso reconhecer que esses municípios não contam com a capacidade de escoamento de tráfego necessária para o adequado funcionamento das redes na tecnologia proposta no art. 19”, diz o documento.

A Anatel também menciona incertezas na leitura do art. 23 do PGMU, que diz respeito aos cálculos dos custos relativos à implantação da infraestrutura de transporte para além do município. A agência lembra que essa rede de transporte de alta capacidade é essencial para a massificação do acesso à Internet e pode contribuir não apenas para metas do Plano, mas também com compromissos previstos em outros instrumentos de políticas de conectividades, “tais como editais de licitação, termos de ajustamento de conduta [TACs] e obrigações de fazer impostas no bojo de procedimentos sancionatórios”.

Notícias relacionadas

Cita ainda os resultados do estudo do PERT, que indica que investimentos são mais prementes e necessários nas regiões Norte e Nordeste do País. Segundo as considerações da agência, o mapeamento da abrangência, tecnologia empregada e das limitações da infraestrutura de transporte e acesso, além dos níveis de disponibilidade e competição de serviços, são “passos indispensáveis” para um diagnóstico da situação atual. É também um instrumento para planejamento, pois permite identificar com mais precisão “as reais e específicas necessidades de cada região geográfica, abordando aspectos tais como as demandas por ampliação de acesso, por disponibilização de espectro radioelétrico e por eventuais estímulos concorrenciais assimétricos”.

Vale ressaltar que o MCTIC já mostrou pré-disposição a excluir as metas de 4G do PGMU. A ideia seria deixar esse tipo de meta para as licitações de espectro em 2020 (a Anatel planeja o leilão de 5G para até março do ano que vem), até para evitar misturar as obrigações das concessionárias com um serviço prestado em regime privado. O ajuste no PGMU buscaria focar os investimentos das sobras decorrentes da flexibilização das metas de universalização em redes de transporte em regiões sem cobertura de fibra, especialmente a Região Norte, em linha com o PERT. O decreto nº 9.619 que aprovou o PGMU IV com as metas de 4G e referente ao período 2016-2020 foi publicado no final da gestão Michel Temer, em dezembro do ano passado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile