Depois do Sinditelebrasil, agora o Sindisat, que congrega as empresas do setor de satélite, também iniciou uma ação judicial contra a Telebras, na Justiça Federal do Amazonas. A ação foi impetrada na quarta, 25. Neste caso específico, o que é questionada é a parceria entre a estatal brasileira e a Viasat, anunciada em fevereiro deste ano para exploração do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O Sindisat já havia formalizado à Telebras o pedido de acesso ao contrato com a Viasat, sem sucesso. As empresas representadas pelo sindicato alegam que a contratação da Viasat pode ter ocorrido em condições diferentes daquelas exigidas no chamamento público realizado em 2017 e que acabou terminando sem propostas. Para as empresas, se a Telebras iria oferecer condições diferentes a um dos players, deveria ter feito o mesmo para todos. A escolha da Justiça do Amazonas como local para a ação possivelmente se deve ao fato de já tramitar, ali, uma ação movida pela Via Direta contra a Telebras. A Via Direta é, formalmente, associada do Sindisat, segundo o site da entidade.
Mercado
As empresas que boicotaram o leilão da Telebras referente ao satélite no ano passado agora estão querendo correr atrás do prejuízo em consequência do boicote que fizeram. Agora é tarde.
Que a ViaSat fique com o contrato, as operadoras do Brasil não tem dinheiro para colocar equipamentos de ponta no mercado!