Celulares dos estados do Centro-Oeste e Norte ganham nono dígito em 29 de maio

A partir do dia 29 de maio, os números de celulares da região Centro-Oeste e de três estados da região Norte ganharão mais um dígito. A medida, que já foi implantada em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, agora atingirá os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Distrito Federal.

Segundo a Anatel, a medida tem entre seus objetivos aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços. Os Planos de Numeração dos serviços de telefonia fixa não sofrerão alterações, permanecendo com códigos de acesso com oito dígitos.

O dígito 9 (nove) deverá ser acrescentado à esquerda dos atuais números. Por um determinado período, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. "Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas", informa a agência.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!