Uma pesquisa feita pela IDC, entre 11 e 13 de abril, com mais de 2,7 mil desenvolvedores que utilizam a plataforma de mobilidade na nuvem Appcelerator em todo o mundo revelou aspectos importantes do interesse pelos diferentes sistemas operacionais (OS).
As plataformas da Apple e do Google lideram com sobra o mercado de sistemas operacionais e os entrevistados não apostam que Microsoft ou RIM sejam páreo para elas. Segundo a pesquisa, 62% dos desenvolvedores acreditam ser impossível que Microsoft ou RIM cheguem ao segundo lugar entre os sistemas operacionais.
E mais: 46% dos desenvolvedores têm seu tempo tomado pelos sistemas operacionais iOS e Android e simplesmente não estão criando nada para Windows Phone 7 (WP7).
O iOS da Apple continua sendo a mais cobiçada das plataformas, registrando os altos índices de 91% e 86% dos desenvolvedores afirmando estar "muito interessado" na criação de aplicativos para iPhone e iPad, respectivamente.
De maneira geral, a euforia dos desenvolvedores com os outros OS diminuiu com relação à pesquisa anterior, realizada em janeiro último. O interesse em desenvolver apps para telefones Android caiu dois pontos percentuais no período, para 85%; e três pontos percentuais, para 71%, no que se refere a tablets com o sistema operacional do Google. Podem não parecer quedas muito acentuadas, mas é significativo uma vez que se reverte, pela primeira vez, a tendência de forte crescimento no nível de interesse pela plataforma durante as pesquisas realizadas no último ano pela IDC. O cenário reflete o desapontamento dos desenvolvedores com o fraco desempenho das vendas das tablets Android e a fragmentação do sistema operacional.
O WP7, por sua vez, passou o Blackberry, da RIM, e é agora o terceiro OS entre as preferências dos desenvolvedores. Mas isso só aconteceu porque o interesse pela plataforma da RIM se reduziu mais do que o pela plataforma da Microsoft; quedas de 11 pontos percentuais e 7 pontos percentuais, respectivamente. Apenas 29% dos desenvolvedores mostraram interesse pelo WP7; e 27% pelo Blackberry.