A TIM apresentou a nova solução da companhia voltada para o mercado de cidades inteligentes. Trata-se de uma ferramenta de telemetria que permite o monitoramento remoto do consumo de água e gás em tempo real.
A novidade (chamada de Smart Metering) foi anunciada na última terça-feira, 25, durante a Smart City Expo – maior congresso do segmento de cidades inteligentes que ocorre na cidade de Curitiba (PR).
De acordo com a operadora, o objetivo é permitir maior controle sobre recursos para evitar o desperdício nas cidades. A solução é uma parceria com Nouvenn, empresa brasileira especializada em soluções de Internet das Coisas (IoT), e faz parte do portfólio do TIM IoT Solutions.
Solução
A ferramenta foi desenvolvida para concessionárias, além de complexos comerciais e industriais. Na prática, a solução TIM Smart Metering utiliza conectividade IoT para gerenciar o consumo de água e gás. No modelo, são instalados dispositivos conectados via NB-IoT que enviam os dados essenciais para um sistema – que exibe as informações em uma plataforma.
Segundo a operadora, a solução possibilita a visualização dos dispositivos em um mapa, o recebimento de alertas automáticos sobre falhas, vazamentos, além da geração de relatórios detalhados para análise e auditoria.
"Nosso compromisso vai além da conectividade. Queremos impulsionar a digitalização da indústria com soluções que tornem os processos mais inteligentes e sustentáveis, contribuindo para a construção de cidades mais resilientes, eficientes e preparadas para os desafios do futuro", afirmou o diretor de soluções corporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvea.
Smart Cities
Esta não é a primeira vez que a TIM apresenta soluções voltadas para cidades inteligentes. No ano passado (também em Curitiba), a companhia apresentou o TIM Smart Lighting – luminárias conectadas que coletam e transmitem os dados de todas as funcionalidades para nuvem ou uma plataforma, usando a rede NB-IoT da TIM.
Já neste mês, a operadora e a empresa de sinalização, gerenciamento e segurança no trânsito Sitran fecharam uma parceria para levar uma tecnologia de telegestão de iluminação pública para algumas cidades de Minas Gerais.