A Ericsson e o SoftBank anunciaram nesta quarta-feira, 26, um Memorando de Entendimento (MoU) para estabelecer uma parceria estratégica com foco em 2030. A colaboração visa cocriar uma "próxima onda tecnológica" (algo chamado pela dupla de NextWave Tech).
O conceito abrange o avanço de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Cloud RAN (Rede de Acesso por Rádio na Nuvem), Realidade Estendida (XR) e 6G. De acordo com as partes, o objetivo é explorar novos casos de uso e impulsionar inovações tecnológicas que moldarão o futuro das redes celulares e suas arquiteturas.
O renomado fundo de investimentos e a multinacional de equipamentos sueca dizem, ainda, que esses esforços visam impulsionar o crescimento futuro e a eficiência de custos, permitindo que todo o setor de telecom possa aproveitar as novas oportunidades.
"Esta nova colaboração com a SoftBank representa um avanço significativo na concretização do potencial das tecnologias de conectividade impulsionadas por IA. Ao combinar nossa expertise em RAN e IA, estamos preparados para impulsionar a inovação e moldar o futuro das redes móveis do SoftBank, fortalecendo sua liderança tecnológica até 2030", afirmou o presidente e diretor representante da Ericsson no Japão, Jawad Manssour.
Dessa maneira, o movimento deverá concentrar esforços em áreas chave, como avaliação da prontidão comercial para implantação de Cloud RAN com SMO / rApps, estabelecimento de estratégias de design de rede eficientes e eficazes para novos casos de uso, exploração de novas formas de utilização das ondas de rádio, integrando sensoriamento e comunicação, e promoção do uso eficaz das tecnologias de ondas centimétricas, "posicionando o Japão como um líder no desenvolvimento do 6G".
"Nossa nova parceria com a Ericsson nos permite explorar soluções inovadoras que redefinirão as capacidades das redes e a experiência dos clientes. Nossos esforços conjuntos em áreas como 6G e IA não apenas melhorarão o desempenho da nossa rede, mas também abrirão caminho para novas oportunidades de negócios e avanços tecnológicos", disse o vice-presidente executivo e CTO da SoftBank Corp, Hideyuki Tsukuda.