5G Advanced: a próxima onda em conectividade digital com redes abertas, programáveis e inteligentes

Paulo Bernardocki, da Ericsson. Foto: Fórum de Operadoras Inovadoras

À medida em que avançamos o 5G além das fases iniciais, a evolução para o 5G Advanced está a caminho e prestes a revolucionar o cenário das telecomunicações através de redes programáveis.

O 5G Advanced é o primeiro passo para a construção de redes de alto desempenho que fornecem desempenho superior (cobertura, capacidade, velocidade, latência, posicionamento preciso) e eficiência energética com TCO (custo total de propriedade) mais baixo, garantindo ao mesmo tempo a segurança e a resiliência da rede. Redes programáveis ??permitem que os operadores influenciem o comportamento da rede para atingir os resultados comerciais desejados, habilitar conectividade diferenciada em escala e avançar em direção a redes autônomas.

Estamos falando de tecnologias realmente transformadoras, como redes com IA que utilizam inteligência artificial e automação para processamento de dados em tempo real e tomada de decisões inteligentes; redes orientadas por intenções, que permitem às operadoras de telefonia declararem seus objetivos enquanto a RAN lida com processos e ações complexas; e redes que se adaptam às diversas necessidades de conectividade, garantindo ajustes em tempo real e capacidade de observação para atender aos requisitos de serviço.

Notícias relacionadas

Os avanços do 5G Advanced não apenas aprimorarão as aplicações atuais, elevando o nível de conectividade, mas também abrirão caminho para mais serviços inovadores que transformarão indústrias e melhorarão a vida de todos. A indústria, por exemplo, se beneficiará de redes mais confiáveis e eficientes. Já os consumidores contarão com melhores experiências de streaming, jogos mais imersivos e casas mais inteligentes.

Já estamos vendo isso em alguns de nossos clientes, como a AT&T, nos Estados Unidos, que está explorando novas oportunidades de negócios e serviços ao integrar soluções de ponta em sua rede. Essas melhorias criam oportunidades para empresas e clientes, aumentando as velocidades de uplink, reduzindo o uso de energia e proporcionando uma experiência mais rápida e confiável.

Com o olhar voltado para o futuro, percebemos que o 5G Advanced é um marco importante na evolução da nossa conectividade digital. Ele não apenas pavimenta o caminho para um mundo hiperconectado e mais eficiente, mas também prepara a transição para o 6G.

Estamos à beira de uma onda gigantesca de inovação. Ao nos adaptarmos a essas mudanças, temos a convicção de que a inteligência de rede permitirá aos operadores a criação de serviços cada vez mais inovadores. Nesse sentido, nosso foco está em soluções que potencializam o desempenho de redes abertas, oferecendo aos desenvolvedores uma rica fonte de informações para suas criações. As possibilidades, nesse cenário, são ilimitadas.

* Sobre o autor – Paulo Bernardocki é diretor de Soluções de Redes da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. As opiniões expressas neste artigo não refletem necessariamente a visão de TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!