Inatel inaugura centro de cibersegurança com edital para apoio de empresas

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) inaugurou na última quinta-feira, 25, o Centro de Segurança Cibernética (ou CxSC Telecom). Uma chamada para apoio financeiro e institucional de empresas públicas, privadas, associações ou entidades governamentais também foi estabelecida.

Segundo comunicado da instituição de ensino, o CxSC Telecom terá "foco de atuação no mercado, no governo e, principalmente, no cidadão". Dentre as iniciativas previstas estão:

  • o desenvolvimento, normatização, testes e certificações de soluções em telecomunicações;
  • estudos, relatórios e propostas de melhores práticas ou protocolos para testes de segurança cibernética em dispositivos e redes;
  • o apoio ao desenvolvimento de novas empresas;
  • e a promoção de cursos e capacitações sobre o tema.
Notícias relacionadas

Para consolidação das atividades, um edital para entidades interessadas em apoiar o desenvolvimento foi publicado (e pode ser acessado aqui). "O Centro é uma iniciativa do Inatel, mas tem a proposta de trazer o maior número de parceiros possíveis para que possamos desenvolver uma iniciativa conjunta", afirmou o diretor da instituição, Carlos Nazareth Motta Marins.

"Para isso precisamos de apoio econômico, financeiro e institucional de empresas e de entidades públicas e privadas que possam se associar e consequentemente levar à frente esse projeto, que temos certeza que será um empreendimento de bastante sucesso", apostou o gestor.

Transferência

A inauguração do Centro de Segurança Cibernética ocorreu durante evento promovido pelo Inatel que contou com representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Anatel e de empresas do setor. Em comunicado separado, a fornecedora Huawei anunciou que vai apoiar a iniciativa do instituto por meio de transferência tecnológica, capacitação profissional e suporte à criação de laboratório especializado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!