Publicidade
Início Newsletter Associação de IoT assina acordo com WND para estimular padrão de baixo...

Associação de IoT assina acordo com WND para estimular padrão de baixo consumo

Uma das estratégias para a Internet das Coisas está na adoção de tecnologias de redes wireless de baixo consumo energético (LPWAN, na sigla em inglês), que permitem menor custo de operação e manutenção. Tanto que a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) anunciou nesta segunda-feira, 26, durante o Fórum de Operadoras Alternativas em São Paulo, assinatura de acordo com a provedora de conectividade SigFox no Brasil, a WND, para “acelerar projetos para estimular o uso da rede nacional exclusiva para comunicação de dispositivos de IoT”. A parceria permitirá que as empresas associadas à entidade possam se beneficiar de “tratativas” para desenvolvimento de tecnologia, bem como de uma rede de comunicação padrão e exclusiva para o País.

A ideia é utilizar a rede LPWA ativada em setembro de 2017 pela WND Brasil, infraestrutura que atualmente está com presença em todas as capitais, além de mais de 70% das cidades com mais de 200 mil habitantes, alcançando 120 milhões de pessoas. A rede SigFox tem 47 operadoras no mundo, com cerca de 10 mil parceiros e canais. A expectativa é de que chegue ao final de 2018 com 60 países cobertos.

O diretor de tecnologia da Abinc, Luiz Viola, destaca que a Anatel está estudando como vai efetuar a homologação de sensores LPWAN. “Temos alguns grupos de trabalho ajudando a Anatel a fazer texto para consulta pública que depois vai fazer”, diz. “Estamos formando um novo [GT]  de segurança para microcontroladores”. Com isso, esperam poder ajudar o desenvolvimento de equipamentos, embarcando segurança. A entidade deverá lançar no começo de abril uma pesquisa para “entender mercado de IoT” com base em aspectos financeiro e de quantidade de dispositivos.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile