Exército começa a estudar IoT para gestão operacional

General Santos Guerra, Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro está desenvolvendo estudos para aplicações de Internet das Coisas nas Forças Armadas, a IoT da Defesa. De acordo com o general Santos Guerra, assessor do DCT para o Sistema de Defesa, Indústria e Academia, no Comando Militar do Sudeste do Exército Brasileiro, a solução pretende resolver problemas habituais nos quartéis, como gestão de maquinário, pessoal, frotas e mesmo gastos.

"Estamos desenhando essa IoT para a Defesa. Por exemplo: nós temos 600 quartéis no Brasil, e comandante também paga conta de água; ele só descobre que a conta veio alta quando recebe o boleto. Podemos controlar e prever esse gasto com IoT", exemplifica o general.

"Além disso, estudamos fazer uma cerca eletrônica para viaturas. Ela vai enviar um SMS para o quartel caso o veículo esteja fora da cerca depois de um horário proposto. Também posso usar RFID para contabilizar armas e munição, assim como utilizar imagens para fazer a segurança nos quartéis", completa.

Notícias relacionadas

Falando durante o 1º Fórum de Operadoras Alternativas nesta segunda-feira, 26, o militar disse que está "conceituando" a IoT da Defesa e deve preparar "um piloto" da tecnologia com um patrocínio externo, e, posteriormente, pretende fazer um teste maior, uma vez que conseguir verba.

A IoT da Defesa está em desenvolvimento na sede do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, e conta com o apoio do Centro de Pesquisas Renato Archer, revelou Santos Guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!