Microsoft e Nokia investem 18 milhões de euros em apps para Windows Phone

A Microsoft e a Nokia investirão 9 milhões de euros cada uma no desenvolvimento de aplicativos para o Windows Phone nos próximos três anos a partir de maio. O valor será direcionado ao novo centro de desenvolvimento de aplicativos móveis da Universidade de Aalto, na Finlândia, e faz parte da parceria firmada entre as duas empresas, que une o sistema operacional da norte-americana com smartphones fabricados pela marca europeia.

Notícias relacionadas
Além do Windows Phone, os sistemas operacionais da Nokia, como o Symbian e o Series 40, também serão contemplados no plano. O objetivo, segundo as empresas, é criar “uma nova geração de startups”. O programa recebeu o nome de AppCampus e irá inclusive remunerar desenvolvedores, além de oferecer treinamentos e prover acesso a redes acadêmicas e corporativas para pessoas interessadas na criação de apps.

Na última sexta-feira, 23, durante o Nokia Developers Day, em São Paulo, o gerente de serviços técnicos da fabricante, Daniel Rocha, afirmou que a força do nome da empresa somada à venda em larga escala dos aparelhos com Windows Phone serão o grande diferencial para atrair desenvolvedores de aplicativos para a plataforma. “O sistema operacional não é exclusivo nosso, então precisamos de mecanismos para nos diferenciar”, disse. “Mas não adianta ter bom desenvolvimento se não tiver o produto na rua”.

O programa foi recebido sem grandes surpresas por analistas. Isso porque as empresas enfrentam o desafio de alavancar o Windows Phone com aplicativos, uma vez que o sistema operacional ainda está muito atrás dos líderes de mercado Android, do Google, e iOS, da Apple, em volume de aplicativos. Na última semana, durante o lançamento da série Lumia em diversos países, a Microsoft e a Nokia divulgaram o marco de 70 mil softwares disponíveis para download na loja móvel do sistema operacional. Os rivais, em contrapartida, acumulam mais de 500 mil apps cada um.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!