STJ decide sobre acordo umbrella dia 3

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) marcou para o dia 3 de abril, na próxima semana, o julgamento do umbrella agreement. Trata-se de um contrato criado por Daniel Dantas e que, se considerado válido, dá ao Opportunity o direito de decidir pelos investimentos dos fundos de pensão, inclusive nas empresas de telecomunicações. Os fundos, obviamente, contestam a legalidade do umbrella e alegam que ele foi criado de maneira fraudulenta pelo Opportunity. Se ganharem o julgamento no STJ, terão o direito de contestar a validade no acordo na Justiça do Rio de Janeiro, que até agora tem sido favorável a Dantas.
O relator da matéria será o ministro Ary Pargendler, da 3ª turma. A decisão é importante porque o umbrella agreement é o maior passivo jurídico que os fundos de pensão têm com o Opportunity. Fontes dos fundos acreditam que enquanto a Justiça não afastar definitivamente o risco de que o umbrella possa vir a ser utilizado, Dantas sempre será uma ameaça para a independência das fundações previdenciárias e de seus negócios. Ressalte-se que um dos pontos que precisam ser acertados judicialmente para que a BrOi seja criada é justamente o umbrella agreement.
Em Nova York, onde o Citibank move ação contra o Opportunity, o Juiz Lewis Kaplan deu ordem ainda em vigor que proibe completamente Dantas de utilizar o umbrella. É isso que tem dado segurança aos fundos para administrarem seus investimentos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!