A operadora Tely anunciou que está investindo em soluções da Padtec para modernizar e expandir sua rede óptica DWDM. O objetivo é aumentar a capacidade de tráfego da rede e atender à demanda por serviços de alta velocidade.
Em uma das frentes do projeto, 43 novos transponders TM800G da Padtec estão sendo instalados em diversos trechos da rede da Tely, incluindo na expansão de sistema entre Duque de Caxias (RJ) e Belo Horizonte (MG).
Esse trecho também está recebendo novos multiplexadores de 32 canais com 150 GHz de espaçamento e placas com capacidade para suportar taxas de transmissão de dados de até 1,2 Tb/s em um único canal.
Em paralelo, está ocorrendo a atualização da camada óptica entre Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), com a inserção de tecnologia WSS (Wavelength Selective Switch) que viabiliza o tráfego em taxas mais altas. Nesse caso, o objetivo é atender à necessidade de um cliente da área de serviços de satélite da Tely.
Além disso, a empresa também está modernizando o anel DWDM em São Paulo, com a substituição da rede antiga por um novo sistema, totalmente baseado em equipamentos da Padtec com WSS e interligando cinco pontos estratégicos na capital paulista.
Com sede em João Pessoa, na Paraíba, a Tely começou oferecendo serviços de internet para o mercado residencial, expandiu sua atuação para outros estados e já construiu um backbone óptico de 25 mil quilômetros.