A Claro obteve na Anatel licença para utilizar capacidade adicional do espectro de 700 MHz em caráter secundário em 1.014 cidades de 17 estados, espalhados em todas as regiões do Brasil.
O montante inclui um conjunto de cidades no Ceará (como apontado por TELETIME na última terça-feira, 25), além de localidades em outros estados nordestinos: Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.
Também está previsto o uso secundário em quase 300 cidades de Minas Gerais, em diversos municípios do Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e na capital catarinense de Florianópolis, entre outras localidades.
As outorgas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 26, e na última terça-feira, em diferentes atos da Anatel. As licenças compreendem as subfaixas de 708 a 718 MHz e 763 a 773 MHz e são válidas por três anos, sendo que a Claro tem 18 meses para iniciar a utilização do espectro.
A empresa ainda deverá observar a proteção às estações associadas às autorizações em caráter primário, além de disposições previstas em instrumentos licitatórios relativos ao uso das faixas.
Confira o números de cidades com nova autorização para a Claro, por estado. A lista completa pode ser conferida aqui.
Nordeste
Piauí – 99
Pernambuco – 89
Ceará – 84
Maranhão – 72
Paraíba – 57
Rio Grande do Norte – 36
Sudeste
Minas Gerais – 297
Rio de Janeiro – 51
Espírito Santo – 29
Norte
Tocantins – 46
Pará – 17
Roraima – 8
Centro-Oeste
Goiás – 65
Mato Grosso – 51
Mato Grosso do Sul – 11
Sul
Rio Grande do Sul – 1
Santa Catarina – 1 (a capital Florianópolis)