Não há risco de faltar espectro para 5G no Brasil, afirma conselheiro da Anatel

Um dia após a Anatel aprovar o edital do leilão de 5G e também a destinação do 6 GHz para uso não licenciado (como o WiFi 6E) no Brasil, o conselheiro e vice-presidente da agência, Emmanoel Campelo, minimizou o receio da indústria móvel de que falte espectro para aplicações de quinta geração no futuro.

Durante debate virtual com presença da GSMA (a associação global das operadoras) realizado nesta sexta-feira, 26, Campelo lembrou que o Brasil deve realizar "a maior licitação de espectro já realizada no mundo" com o leilão 5G.

Dessa forma, a metade da capacidade de 1.200 MHz em 6 GHz que a indústria móvel gostaria de reservar para serviços de quinta geração não seria necessária no País. Até porque o Brasil teria outras opções de banda média para leiloar em futuros certames, segundo o conselheiro.

Notícias relacionadas

4,9 GHz

Entre elas, o 4,9 GHz (4,8-4,99 GHz), que pode entrar em consulta pública após deliberação da agência. A Anatel já inclusive sinalizou a revogação de normativos anteriores referentes ao espectro, incomodando atuais incumbentes da frequência, como as Forças Armadas.

Já no caso dos 6 GHz, Campelo avalia que uma definição global sobre a destinação da faixa para 5G poderia demorar até a WRC de 2023 ou mesmo a edição de 2027 da conferência mundial de espectro. Assim, a opção por privilegiar o WiFi seria mais segura, uma vez que o ecossistema de produtos para a faixa já é uma realidade.

Receio

Por outro lado, para a diretora sênior de espectro futuro da GSMA, Luciana Camargos, a decisão da agência sobre o 6 GHz mostra que a Anatel não considerou o atendimento futuro da demanda 5G. "Se o WiFi 6E ter 1.200 MHz em 6 GHz significa que o 5G vai ter menos [espectro disponível], isso começa a virar um problema", alegou ela, também durante evento promovido pelo portal Tele.Síntese.

Camargos reconheceu que o 4,9 GHz pode ser uma opção para lidar com a maior necessidade por capacidade da tecnologia, mas afirmou que a faixa dificilmente seria liberada em sua totalidade (190 MHz) para o 5G.

A executiva também citou a conhecida complexidade de liberar o restante da banda C (3,7-4,2 GHz), ocupada por uma série de incumbentes de serviços fixos. Outra faixa mencionada como opção futura foi o 4,5-4,8 GHz.

Meio termo

De forma geral, Campelo considerou inevitável que a decisão sobre 6 GHz e o próprio edital de 5G tivessem pontos considerados controversos para as empresas. "Tentamos, mas não conseguimos agradar a todos. Especialmente com as teles, mas a posição do regulador é essa mesma", sinalizou o conselheiro – ele mesmo voto vencido na deliberação do Conselho Diretor da agência.

O vice-presidente da Anatel também rechaçou a ocorrência de interferência política sobre o desenho do certame na reguladora. "Em nenhum momento houve pressão", apontou Campelo, negando razão para possíveis bloqueios na cadeia de fornecedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!