Solução para Lei de Informática está próxima, afirma Marcos Pontes

O grupo de trabalho conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) com o Ministério da Economia para tratar dos ajustes na Lei de Informática por conta da demanda da Organização Mundial do Comércio tem progredido, segundo afirmou o ministro Marcos Pontes. Em conversa com jornalistas na MWC2019 em Barcelona nesta terça, 26, ele disse que consultou membros da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) em busca da solução do problema. "Existem dúvidas que dependem mais do Ministério da Economia do que da gente. Não posso citar quais para não atrapalhar o trabalho, mas a solução está próxima", afirmou.

Questão é que é necessário agradar a gregos e troianos. "Não podemos prejudicar o País, mas também precisamos atender aos questionamentos internacionais", ponderou o ministro. Por conta disso, além do MCTIC e da Economia, a discussão acaba por envolver ainda o Ministério das Relações Exteriores. Porém, ele voltou a afirmar que políticas envolvendo subsídios relacionadas à P&D em ciência não devem ser consideradas como gastos, mas investimento. "Existem muitas outras coisas que podem ser cortadas, mas dinheiro para ciência e tecnologia, não." Pontes reclamou ainda que o orçamento da pasta tem sido "muito pequeno", e que é "preciso reverter a situação".

Segundo o secretário-executivo do MCTIC, Júlio Semeghini, o Processo Produtivo Básico para componentes deverá ser o primeiro a ser modificado. Porém, ele pede mais tempo para resolver a questão. "Já negociamos e questionamos o prazo para isso ser renegociado. Vamos atender 100% do que eles (a OMC) querem, mas a gente está discutindo um prazo razoável", afirmou.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!