Qualcomm anuncia plataformas 4G e 5G para veículos conectados

A Qualcomm aproveitou o primeiro dia do MWC 2019, iniciado nesta segunda-feira, 25, em Barcelona, para anunciar duas novas plataformas de conectividade sem fio voltadas para a indústria automotiva. Nomeadas Snapdragon Automotive 4G e Snapdragon Automotive 5G, as soluções serão testadas ainda este ano por fabricantes de automóveis e devem ser embarcadas em veículos a partir de 2021.

Ambas as plataformas contam com a tecnologia C-V2X, que permite a comunicação direta entre veículos (V2V) ou entre veículo e dispositivos da infraestrutura rodoviária (V2I), além de sistema GPS de alta precisão e outras funcionalidades. No caso da plataforma de quinta geração, a Qualcomm destaca que se trata da primeira solução do gênero com suporte para o dual SIM dual active (DSDA) – ou que poderá "suportar uma variedade de modelos emergentes de serviços de mobilidade", permitindo que o carro ou motorista escolha "sua própria assinatura de operadora de rede independente". A Snapdragon Automotive 5G Platform também está em conformidade com padrões 5G já definidos no release 15 da 3GPP, destacou a Qualcomm.

A plataforma 4G, por sua vez, foi equipada com a função Full-Dimension MIMO (FD-MIMO) para que até cinco operadoras LTE possam ser agregadas, em mais um esforço para gerar conexão contínua que garanta a segurança de veículos conectados e autônomos. Adicionalmente, a Qualcomm também lançou um novo chip (o QCA6696) que oferecerá conectividade Wi-Fi e bluetooth para veículos. Classificado como "a solução Wi-Fi mais avançada da empresa", o produto se utilizará do mais recente padrão para a tecnologia lançado (o Wi-Fi 6) e terá função complementar frente as duas plataformas de conectividade automotiva anunciadas hoje pela fornecedora.

"Na medida que a conectividade do veículo continua avançando de 4G para 5G, o Wi-Fi 6 será parte integrante da evolução da conectividade, já que permite conexões contínuas, em vários dispositivos e em ambientes congestionados", sinalizou o vice-presidente de gestão de produtos da Qualcomm Technologies, Nakul Duggal.

Parceria

Além de novidades para o setor automotivo, a Qualcomm também divulgou parceria com a Rakuten. A gigante japonesa de Internet deve usar produtos de infraestrutura small cell baseados em tecnologia da fornecedora durante seus esforços para "construir uma nova solução disruptiva e totalmente virtualizada de rede móvel nativa" no país asiático. A expectativa da dupla é que o serviço "5G-ready" seja lançado a partir de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.