Publicidade
Início Newsletter Prefeitura de São Paulo usará capacidade do SGDC para oferecer conectividade

Prefeitura de São Paulo usará capacidade do SGDC para oferecer conectividade

No mesmo dia em que foi anunciada a parceria entre Telebras e Viasat para uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou também uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para o uso da capacidade satelital na cidade como parte do programa Internet para Todos. O ministro Gilberto Kassab e o prefeito João Dória assinaram nesta segunda-feira, 26, um “protocolo de interesse” do município em aderir ao programa federal. A ideia é ampliar a cobertura de banda larga no município, tanto para serviços públicos como Wi-Fi gratuito em parques e praças quanto em bibliotecas, centros esportivos, pontos turísticos e Unidades Básicas de Saúde. A prefeitura espera duplicar os mais de 100 pontos de acesso via W-Fi na cidade, objetivando totalizar mais de 500 localidades.

A parceria é curiosa, uma vez que permitirá à cidade com maior disponibilidade de infraestrutura de telecomunicações do País o uso da capacidade do satélite da Telebras. O ministro Kassab diz que a oferta de adesão ao programa foi feita para todas as prefeituras. “Para cada localidade, imediatamente o governo federal, através da Telebras, levará sua antena, que tem atuação mínima de raio de 2 km. Isso significa que qualquer localidade de São Paulo terá conectividade através de antenas”, disse ele a jornalistas após evento fechado no gabinete da prefeitura.

Notícias relacionadas

Segundo a administração Dória, o programa também espera levar conectividade a regiões periféricas, “onde a infraestrutura de comunicação móvel se encontra defasada”. Isso seria por meio do fornecimento do serviço ao consumidor final com “valores bem menores” devido à isenção de impostos dada às empresas credenciadas. Nem a prefeitura, nem o MCTIC divulgaram quais locais seriam considerados, tampouco qual metodologia usará para a definição das regiões contempladas.

O diretor do departamento de inclusão digital da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, Américo Bernardes, explica que, para qualquer localidade do País, a Telebras e a Viasat vão “avaliar, botar uma antena e fazer atendimento dessa comunidade, fazer venda de serviço”. Segundo ele, não há investimento por parte do governo ou da prefeitura, mas incentivo por meio de isenção de ICMS para o backhaul (por conta do Gesac) e pelo local de instalação da antena. “A prefeitura se compromete a garantir local com energia elétrica para que seja pregada essa antena, seja instalado esse equipamento”, declara. “Tem o apoio da prefeitura e renúncia do ICMS, o que a gente entende que é parte considerável.”

Bernardes acredita que a isenção do tributo e apoio da prefeitura permitirá a redução do preço do serviço. Mas ressalta: “quem avalia é a empresa está fazendo atendimento”.

No entendimento dele, cabe às parcerias também avaliar quais as melhores tecnologias para cada localidade. “Você pode me perguntar se é mais razoável espichar cabo – pode ser. Não precisa necessariamente fazer satélite, pode espichar cabo e colocar Wi-Fi. Tem empresa que considera colocar ponto a ponto de rádio e colocar uma femtocell, uma small cell para distribuir 3G e 4G. Este modelo que estamos levantando é um que o governo federal pode fazer o atendimento, mas não é modelo fechado ou exclusivo”, argumenta o diretor do MCTIC.

Eleições

No mesmo evento, Gilberto Kassab comentou sobre rumores de que poderia sair do cargo no MCTIC para se candidatar a vice-governador pelo PSD em uma chapa com João Dória. O ministro não confirmou isso, mas declarou que o partido caminha para uma aliança, e que o PSD “se sente muito confortável e tranquilo para apoiar um candidato como Dória”. Em contrapartida, o prefeito de São Paulo declarou que apenas após a reunião executiva do PSDB no dia 5 de março é que alguma decisão será tomada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile