Anatel aprova prorrogação das frequências de 1,8 GHz da TIM e da Oi com base em parecer da AGU

A Anatel aprovou, nesta quinta-feira (26), a prorrogação de uso da faixa de 1.8 GHz da TIM e da Oi, acabando com uma polêmica que se arrastava na agência. O voto do presidente João Rezende se baseou no parecer da Advocacia-Geral de União (antecipado por este noticiário) que, apesar de concordar com a posição da procuradoria especializada de intempestividade dos pedidos, ressaltou que na legislação vigente há um vácuo normativo em relação às consequências da perda de prazos, entendendo que a prorrogação seria mais vantajosa para o interesse público do que a realização de nova licitação. A posição de Rezende a favor da prorrogação do uso das frequências foi acompanhada pelos conselheiros Marcelo Bechara e Igor de Freitas, que reformulou parcialmente seu voto inicial contra o atendimento do pedido da TIM. O conselheiro Rodrigo Zerbone não estava presente. O voto do ex-conselheiro Jarbas Valente, no caso da Oi, foi mantido já que o relatório havia sido apresentado e era favorável à renovação. O valor das frequências da TIM e da Oi a ser pago em 2017 é de R$ 1,5 bilhão.

Notícias relacionadas

O voto de Rezende também determina que a Superintendência de Planejamento e Regulamentação a apresentar uma proposta de regulamentação dos procedimentos da agência na apreciação dos pedidos de renovação do uso de radiofrequências, no prazo de seis meses, também seguindo a recomendação da AGU. O texto deve trazer sobretudo os critérios para admissão de mérito dos pedidos e o tratamento dos pedidos feitos fora do prazo e as consequências do indeferimento. No final, ficou acertado que será necessária a regulamentação de todo o artigo 167 da Lei Geral de Telecomunicações, que trata das prorrogações, conforme sugeriu a Advocacia Geral da União.

Até a aprovação da proposta, o conselho diretor aprovou regras provisórias para apreciação dos pedidos de renovação do uso de frequências. Entre elas está a que estabelece prazo de 24 meses antes do fim da licença para apresentação do pleito. E ainda estabelece o período de 12 meses para apreciação pela agência.

Para o conselheiro Marcelo Bechara, as empresas erraram e espera que esse processo sirva de lição para a falta de diligência delas no tratamento da questão. Ele disse que o parecer da AGU trouxe um conforto para que a agência decidisse com base, principalmente, no interesse público.

Já o conselheiro Igor de Freitas afirmou que o parecer da AGU recompôs a capacidade de discricionariedade da Anatel, dada às perspectivas do interesse público. Ele concorda que existe uma dúvida jurídica racional que impede a exigência de interpretação correta dos administrados sobre regra da Anatel, que a própria agência admite não ter. Freitas se referia à falta de previsão de procedimentos no caso de intempestividade dos pedidos, no regulamento de uso de frequências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!