Queixas de clientes no call center da Anatel diminuem, diz SindiTelebrasil

A quantidade de reclamações feitas por consumidores de serviços de telecomunicações diretamente à Anatel caiu 35% entre novembro de 2011 e o mesmo mês do ano passado.

Segundo o SindiTelebrasil, citando dados do call center da agência reguladora, e levando em conta o número total de usuários, o volume de reclamações sobre atendimento caiu de 37 queixas em cada grupo de 1 milhão de clientes, em novembro de 2011, para 24 queixas em cada grupo de 1 milhão de clientes, considerando-se o mesmo período do ano passado.

Este volume é bem diferente quando analisadas as queixas prestadas aos órgãos de proteção ao consumidor ligados ao Ministério da Justiça. De acordo com relatório da Senacon, entidade que gerencia os Procons de todo o País, somando todas as reclamações contra operadoras feitas no ano passado, houve alta de 9,17%. Ou seja, foram 172.119 mil registros nos balcões do Procon apenas contra empresas de telecomunicações.

Entretanto, a métrica usada pelos Procons é contestada pelas teles, que ressaltam o fato desses números não serem contrapostos a suas bases de clientes.

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