Brasileiro tem preferência por featurephones, diz Nielsen

Como era de se esperar, o uso de celulares está se tornando onipresente no mundo, evidenciado por um estudo da Nielsen apresentado nesta terça, 26, na Mobile World Congress, em Barcelona. Entretanto, de acordo com a pesquisa, o usuário de telefonia móvel no Brasil ainda não está totalmente embarcado nesta tendência. O levantamento inclui comportamento do usuário, preferência por dispositivo e forma de utilização em mercados distintos como Austrália, China, Índia, Itália, Rússia, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além do Brasil.

Naturalmente, a penetração dos smartphones continua a crescer na maioria dos países, especialmente em mercados desenvolvidos com acesso às redes 3G e 4G mais difundido, como EUA e Coreia do Sul. Segundo a Nielsen, nessas regiões, o público que está promovendo esta penetração maior é composto de jovens adultos. O estudo diz, por outro lado, que economias em desenvolvimento como Índia e Turquia, há uma preferência por feature phones em vez de outros tipos de dispositivos (80% para os indianos e 61% para os turcos).

Notícias relacionadas

De acordo com a Nielsen, o brasileiro tem preferência por featurephones (44%), embora o desejo por smartphones também seja grande (36%). O surpreendente é que os "telefones multimídia", ou seja, handsets sem navegação na Internet, ainda respondem por 21% da preferência do consumidor no País, a maior taxa para este tipo de aparelho no mundo – em outros países pesquisados, a média é de 10% de preferência.

Entre os usuários de smartphone no Brasil, a maioria prefere utilizar o dispositivo com aplicativos de jogos (68%, uma das maiores taxas do mundo, atrás apenas da China, com 70%). As redes sociais vêm logo depois na preferência do brasileiro, com 67%. Em seguida vêm apps de mapas/navegação/busca (51%), vídeos/filmes (49%), notícias (45%), previsão climática (37%), bancos/finanças (34%), compras/varejo (26%) e produtividade (24%).

Publicidade

Em questão de marketing mobile, o Brasil está entre os que mais recebem propagandas pelo smartphone. A pesquisa mostra que 62% dos entrevistados responderam que recebem ao menos uma mensagem do tipo por dia em seu aparelho; 26% disseram que receberam semanalmente; 7% menos de uma vez por mês; e 5% mensalmente. O país que mais recebe mais propagandas móveis é a Coreia do Sul, com 78%  recebendo diariamente as mensagens, e 95% dizendo que recebem ao menos uma vez por semana.

A pesquisa mostra que o brasileiro é receptivo às propagandas, seguindo tendência da China e dos EUA. Quando perguntaram sobre o que sentiam ao receber este tipo de conteúdo, 54% dos usuários do Brasil escolheram a opção de ser "mais provável eu clicar em publicidade que não me faça sair do aplicativo ou outro site"; 50% responderam "aceito a propaganda se isso significa que posso acessar conteúdo de graça"; 44% em clicar em publicidade com informação relevante baseada em geolocalização; e 31% disseram que aceitam revelar informações pessoais para receber propaganda personalizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!