Usuários da AL querem banda larga, TV e smartphones, diz pesquisa

Em mercados desenvolvidos, a difusão dos serviços móveis trouxe como conseqüência a migração gradativa da base de celulares pré-pagos para pós-pagos, como foi observado na Ásia. Mas isso não aconteceu nos países em desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, há três anos mantém uma porcentagem quase imutável de 79% de adesão ao pré-pago. ?No pré-pago há uma percepção de maior controle sobre tarifas, além da falta de ofertas diferenciadas de serviços?, diz Renato Trindade Lopes, diretor de tecnologia da TNS InterScience, empresa que realizou a pesquisa GTI Telecoms sobre as tendências do mundo móvel. O estudo indica também que na região da América Latina, apesar do baixo poder aquisitivo, há uma grande oportunidade de crescimento do uso de smartphones e banda larga móvel, além da TV no celular. A GTI Telecoms ouviu 16 mil pessoas de 70 países, incluindo o Brasil, onde foram entrevistados 800 usuários de 16 a 60 anos.
No mundo, os campeões do uso do pré-pago são: Índia com 92%, China com 87% e Rússia com 86%. Os Estados Unidos tem 15% e Japão apenas 3%. Na Ásia, a adoção do pré-pago, que era acima de 70%, caiu para abaixo de 50%. ?Nesses países houve a entrada das redes 3G que expandiram as opções de serviços?, diz Trindade.

Baixo Arpu

Notícias relacionadas

Serviços que geralmente as operadoras móveis de quase todo o mundo apostam, como música, localização e carteira eletrônica, geram pouca receita por usuário (Arpu). Mas, a pesquisa indicou que a banda larga móvel não só aumentará a Arpu como também atrairá uma massa de clientes: 44% dos usuários de celular da AL querem contar com a internet no celular.
Segundo Trindade, apesar de haver uma explosão de download de música, em muitos casos a operadora não ganha. Ele cita o exemplo do sideloading, recurso em que o usuário transfere para seu aparelho o arquivo que um amigo baixou de sites que não têm parcerias com as teles, como o iTunes, ou mesmo piratas. Neste caso, o usuário ?pula? a operadora. A saída para as teles seria a criação de portais e conteúdos de fácil uso e que sejam bastante didáticos ao explicar o recurso. ?Quantas pessoas sabem fazer download de música? As operadoras não tornam essa operação simples?, diz Trindade. Uma das conclusões da pesquisa é a importância do treinamento do profissional do ponto de venda para explicar os recursos dos aparelhos e os novos serviços.
A localização (GPS no celular) representa uma grande oportunidade nos próximos 12 meses, mas ainda é incipiente na receita das operadoras latino-americanas. Hoje, conta com apenas 1% de adesão na AL, mas tem previsão de chegar a 29% dos usuários nos próximos 12 meses. A região com maior potencial é a Ásia, onde o serviço deve ter uma taxa de penetração de 44% nos próximos 12 meses. Outro serviço que ainda não pegou é a carteira eletrônica. ?A questão da segurança na transmissão de dados não é transparente para o usuário?, explica Trindade.
A pesquisa indica que mundialmente os serviços que crescerão acima de 100% em 2008 serão as mensagens instantâneas no celular, e-mail e MMS. Por isto, a grande oportunidade para o crescimento dos smartphones. Na AL, o item mensagens instantâneas se sobressai: hoje, apenas 7% usam o recurso no celular, mas 31% dos usuários pretendem usar em 2008, ante 20% globalmente.

Serviços integrados

Sobre a convergência de serviços no celular (música, câmera fotográfica, e-mail), 69% dos usuários da AL querem tudo integrado em um único aparelho, diferenciando-se das outras regiões, onde a tendência é separar esses serviços. Mundialmente, apenas 37% dos usuários são pela união. ?A Ásia já teve uma grande onda de convergência nos aparelhos e agora está separando, porque a demanda dos usuários mudou. Na América Latina estamos entrando na onda de integração agora?, explica Trindade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!