Operadoras de MMDS testam acesso banda larga digital em BH

A Neotec, que representa a maior parte dos operadores de MMDS no Brasil, iniciou em janeiro testes de duas novas tecnologias de transmissão digital em Belo Horizonte. A novidade das tecnologias (Navine e NextNet) é que a transmissão independe de linha de visada, ou seja, o MMDS passa a funcionar como um serviço de WLL ou celular, só que com 200 MHz de banda e altíssimas velocidades de transmissão. Os testes envolvem também as aplicações digitais, em parceria com operadores de telecomunicações cujos nomes ainda não podem ser revelados.
A novidade do serviço de acesso wireless por MMDS é que ele permite que se construa, na escala de uma cidade inteira, o mesmo tipo de serviço das redes Wi-Fi. Outra vantagem é a capacidade, já que a tecnologia é desenvolvida também para continuar atendendo serviços de vídeo.
O problema dos operadores de MMDS, contudo, é que as licenças para o uso das faixas designadas ao serviço obriga a prestação do serviço de TV paga. A opção, então, é o compartilhamento de rede com empresas de telecomunicações, via licenças de multimídia (SCM). Mas então surge o segundo problema: não está previsto o uso da faixa de frequência do MMDS para serviços móveis. Assim, entre os modelos de negócio que estão sendo desenhados estão acesso em banda larga, voz e vídeo somente a terminais fixos, apesar de a mobilidade ser tecnicamente possível.

Notícias relacionadas
A tecnologia é nova e está em uso nos EUA. Recentemente uma operadora de MMDS do México também lançou o serviço. A idéia da Neotec é homologar a tecnologia e os fornecedores e deixar que os operadores de MMDS negociem diretamente seus modelos de exploração comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!