Conexis: dez das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes não têm leis adequadas para o 5G

Foto: Pixabay

(Publicado originalmente no Mobile Time) Das 26 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes dez não possuem uma regulamentação preparada para otimizar a instalação das infraestruturas necessárias para o 5G. O estudo feito pela Conexis Brasil Digital com base em dados do Conecte 5G – projeto das operadoras com o intuito de divulgar informações sobre o 5G – aponta que esses municípios precisam de uma nova legislação para adequar e permitir a expansão de antenas.

Vale lembrar que, para atender a quinta geração móvel, as operadoras devem instalar uma antena para cada 10 mil habitantes.

As cidades que não contam com lei das antenas são as seguintes: São Ananindeua/PA, Aparecida de Goiânia/GO, Belford Roxo/RJ, Campinas/SP, Guarulhos/SP, Nova Iguaçu/RJ, Osasco/SP, São Bernardo do Campo/SP, Serra/ES e Vila Velha/ES.

Notícias relacionadas

O levantamento também assinala que outros 12 municípios com mais de 500 mil habitantes têm legislação específica sobre o tema, mas ainda demandam maior aderência às diretrizes da Lei Geral de Antenas (Lei nacional nº 13.116/2015) e o que a Conexis chama de "às melhores práticas de licenciamento". Fazem parte dessa lista: Caxias do Sul/RS, Contagem/MG, Duque de Caxias/RJ, Feira de Santana/BA, Jaboatão dos Guararapes/PE, Juiz de Fora/MG, Londrina/PR, Niterói/RJ, Ribeirão Preto/SP, Santo André/SP, São Gonçalo/RJ e Sorocaba/SP.

E, por fim, quatro cidades estão aptas a ativar o 5G sem que haja empecilhos por conta de legislação atrasada ou burocracia. São elas: Campos dos Goytacazes/RJ, Joinville/SC, São José dos Campos/SP e Uberlândia/MG.

O Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de interferência na Faixa de 3.5 GHz), anunciou no fim do ano passado, a limpeza da faixa e a liberação para as operadoras ativarem o 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes. A Vivo anunciou nesta semana a ativação em seis desses municípios: Ananindeua/PA, Aparecida de Goiânia/GO, Caxias do Sul/RS, Jaboatão dos Guararapes/PE, Joinville/SC e Londrina/PR. Claro, informou recentemente a ativação em Jaboatão dos Guararapes/PE e a TIM ainda não fez anúncios neste sentido.

O edital prevê a instalação do 5G nas cidades com mais de 500 mil até julho de 2025. Ou seja, as operadoras não têm urgência em promover a instalação da tecnologia nessas regiões, mas uma lei das antenas facilitaria o processo. (Isabel Butcher)

1 COMENTÁRIO

  1. O quadro apresentado com a situação das cidades, que não apresentam condições para a instalação do 5G, requer um detalhamento das reais causas dessa dificuldade das Operadoras em fazer as suas instalações de antenas.
    O objetivo deveria ser de dar uma maior divagação para as autoridades locais e para a população que reclama da qualidade e da falta de disponibilidade dos serviços de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!