Telecom Italia cria Noovle, unidade para nuvem e edge computing

Após comprar em maio de 2020 a provedora de serviços Noovle, a Telecom Italia anunciou nesta última segunda-feira, 25, a criação de uma nova subsidiária para nuvem e edge computing com o mesmo nome.

A Noovle SpA deve reunir os data centers da operadora aos serviços especializados da empresa adquirida – considerada uma das principais parceiras do Google Cloud no mercado italiano. A nova unidade de negócios vai reunir cerca de mil profissionais.

A área de atuação deve incluir nuvem pública, privada e híbrida através da oferta de serviços como gerenciamento de rede, suporte e migração. A Noovle vai reunir 17 data centers na Itália: seis de padrão tier IV têm construção prevista, enquanto sete data centers "core" e quatro "de serviços" já estão operacionais pela Telecom Italia.

Notícias relacionadas

A intenção do grupo é que a nova subsidiária alcance um volume de negócios de 1 bilhão de euros em 2024, com taxa média de crescimento de 20% e Ebitda de 400 milhões de euros projetados ao ano. Segundo a controladora da brasileira TIM, a decisão estratégica de concentrar os serviços de nuvem na Noovle faz parte de um "programa maior de grandes investimentos tecnológicos".

Conforme o comunicado, a decisão ainda fortalecerá a aliança já lançada entre o grupo e o Google Cloud. Parcerias com Atos, Cisco, Citrix, Microsoft, Salesforce, SAP e VMware também foram mencionadas.

Comando

Carlo D'Asaro Biondo será o CEO da Noovle; o profissional ingressou na Telecom Italia em abril do ano passado, com objetivo de implementar as atividades de nuvem do grupo e parcerias estratégicas, incluindo a com o Google. Já a professora de Oxford e especialista em inteligência artificial e ética digital, Mariarosaria Taddeo, será a chairwoman não executiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!