Operadoras e gigantes da Internet divergem sobre faixa de 6 GHz em consulta da Anatel

Espectro, frequência, faixa. Foto: Pixabay

[Publicado no Mobile Time] O resultado do último dia de consulta pública da Anatel sobre os requisitos técnicos para o uso da faixa de 6 GHz (5.925 MHz a 7.125 MHz) ficou longe de um consenso – e da própria expectativa do conselheiro Emmanoel Campelo, relator da matéria. Ao colocar os argumentos técnicos na reunião do conselho diretor do dia 10 de dezembro, que estabeleceu a consulta pública, Campelo apontou uma tendência para "o uso não licenciado de toda a faixa, impulsionado também pela possibilidade de uso futuro para o 5G não licenciado".

Não é o que pensam as grandes operadoras. O texto da contribuição da GSMA, associação que representa as principais operadoras móveis do mundo, volta a questionar o uso não licenciado, e pede que pelo menos a parte superior da faixa (de 6.425 MHz a 7.125 MHz) seja destinada ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). "As tecnologias móveis não licenciadas ainda não foram implantadas em números suficientes para projetar possíveis interferências e estão sujeitas aos mesmos limites de potências que outros dispositivos de baixo alcance, limitando ou inviabilizando as capacidades da tecnologia", diz a contribuição da entidade. O texto é incisivo ao sustentar que a importância do Wi-Fi para offload do tráfego móvel estaria diminuindo com a chegada do 5G. "Em  mercados 5G, e conforme o 4G atinge a maturidade, pedir a senha do Wi-Fi está se tornando uma coisa do passado. Isso acontece porque a conectividade móvel é mais rápida, simples e segura", diz a contribuição. Por fim, a GSMA pede à agência que o espectro de 6 GHz esteja disponível para suportar o 5G. Segundo a associação, a falta de acesso a espectro no Brasil comprometerá o futuro dos serviços 5G, uma vez que o País tem alguns dos maiores e mais povoados centros urbanos do planeta. "Decisões precipitadas podem levar a processos complexos de limpeza do espectro, interferências não gerenciáveis e inviabilidade da implantação de outro serviço no futuro", diz a GSMA.

A agência recebeu ainda contribuição da Ericsson, que se colocou no mesmo caminho da GSMA. O texto propõe que o uso da faixa de 6 GHz seja feito em duas etapas: a primeira em 2021, associada à faixa 5.925 a 6.425 MHz. E a segunda, apenas em 2023, para a faixa superior, de 6.425 a 7.125 MHz. A recomendação da empresa seria a de permitir imediatamente o uso da parte inferior da para aplicações não licenciadas, e ao mesmo tempo preservar a faixa superior até que haja mais visibilidade da evolução do ecossistema global.

Notícias relacionadas

Em contrapartida, a contribuição da Qualcomm, que teve como signatárias gigantes como Apple, Cisco, Facebook, Google, Hewlett-Packard, Intel, Microsoft e Arris, posicionou-se a favor da disponibilização da faixa de 6 GHz integralmente para uso não licenciado, o que, na prática, significa o seu uso principalmente para novos padrões de redes Wi-Fi, como o Wi-Fi 6. "Trata-se de um passo crucial para eliminar a brecha digital no Brasil. O uso facilita a disponibilização do acesso à banda larga a um baixo custo, assegurando que os cidadãos e as empresas brasileiras possam se beneficiar ao máximo da mais recente e mais avançada tecnologia não licenciada disponível", diz o texto, que finaliza categórico, postulando que as signatárias apoiam "com entusiasmo as alterações propostas pela Anatel".

Já na contramão das grandes operadoras, a TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) deixou claro apoiar a destinação integral de 6 GHz para uso não licenciado. De acordo com o texto, o Wi-Fi 6 será utilizado largamente por prestadores de serviços de telecomunicações de pequeno porte para levar alternativas a regiões desatendidas, especialmente em áreas rurais ou de difícil acesso. "Os 1.200 MHz de espectro, isto é, toda a faixa de 6 GHz, para o uso não licenciado, permitirá diferentes arranjos de canalização e flexibilidade para implementação futura dos padrões Wi-Fi 7 e 5G", argumenta a associação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezada Sra. Mariana,

    Não ficou desapercebido, na consulta pública, o comentário da UTC-AL o qual fez préstimo em relembrar a Anatel a qual tem em meio aos seus outorgados (clientes!): as Utilities (prestadoras de serviços públicos e críticos como petróleo, eletricidade, óleo e gás. E que fazem o uso da faixa de frequencia ora consultada. Para as bigtech parece ser isso indiferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!