STF encerra na próxima semana inscrições para audiência pública sobre bloqueio do WhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerra na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, o prazo para inscrições para audiência pública sobre bloqueio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Na ocasião, serão discutidas a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5527 (relatoria da ministra Rosa Weber), ajuizada pelo PR e que trata de dispositivos do Marco Civil da Internet que têm servido de fundamentação para decisões judiciais que determinam a suspensão do aplicativo de mensagens. Já na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADFP) 403 (cujo relator é o ministro Edson Fachin), o PPS sustenta que bloqueios judiciais como os ocorridos com o WhatsApp violam o preceito fundamental de liberdade de comunicação e expressão da Constituição Federal e do Marco Civil.

Os especialistas que quiserem tratar da ADPF 403 devem se inscrever por meio do email adpf403@stf.jus.br. Para a ADI 5527, o endereço de inscrições é marcocivilinternet@stf.jus.br. Os pedidos de inscrição devem conter a qualificação do órgão, entidade ou especialista, a indicação do expositor com breve currículo e o sumário das posições a serem defendidas. A relação de inscritos habilitados será divulgada no site do Supremo.

Notícias relacionadas

Para ajudar a entender os casos, o STF, por meio da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal e a Coordenadoria de Análise de Jurisprudência do Supremo, disponibilizam um levantamento bibliográfico de jurisprudência e legislação sobre o tema. O documento em PDF pode ser acessado clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!