Analistas do mercado português de telecomunicações relataram a este noticiário que o clima na Portugal Telecom após a celebração do acordo com a Oi é um novo começo. Ainda digerindo a dura disputa com a Telefônica que resultou na venda da Vivo, a Portugal Telecom teria, segundo esses analistas, uma motivação adicional para ser agressiva em relação aos espanhóis. No Brasil, Oi e Telefônica disputam apenas o mercado de telefonia móvel e um pouco o mercado corporativo, mas nunca entraram em disputa direta pelo setor de telefonia fixa ou banda larga residencial.
Sobre o acordo de não competição entre Portugal Telecom e Telefónica em seus respectivos mercados de origem, e que agora está sendo investigado pelas autoridades européias, estes analistas relatam que esse dispositivo foi colocado antes do acerto de venda da Vivo. Para um dos analista ouvidos por este noticiário, dificilmente qualquer tipo de acordo desse tipo seria aplicado para o Brasil, já que aqui está a maior chance de crescimento da Portugal Telecom.
Sobre os mercados internacionais em que a Portugal Telecom opera, a leitura que está sendo feita pelos analistas europeus é de que a operadora manterá suas posições, mas que a partir de agora o movimento de entrada em novos mercados tende a ser liderado pela Oi, mas ainda não há uma sinalização clara sobre somo será esta estratégia.
Competição