Os acionistas da operadora de infraestrutura V.tal elegeram na última sexta-feira, 22, o executivo Renato Mazzola, do BTG Pactual, como novo presidente do conselho de administração (chairman) da empresa.
O profissional substitui Amos Genish, que ocupava o posto de chairman desde 2022. Genish, contudo, permanece como membro do conselho da V.tal – que está realizando uma reestruturação de suas operações.
Essa não foi a única mudança no conselho da empresa, que aceitou as renúncias de Rodrigo Abreu (ex-CEO da acionista minoritária Oi) e do executivo francês Michel Combes.
Assim, as duas cadeiras passam a ser ocupadas por Rogério Takayanagi (atual diretor de estratégia e transformação da Oi) e por Kauê Silva (da área de infraestrutura do BTG).
O novo chairman
Renato Mazzola ocupa uma cadeira no conselho da V.tal desde 2022. O novo chairman é managing partner do BTG Pactual, onde também exerce a função de head de infraestrutura, private equity, investimentos de impacto e venture capital e membro do comitê operacional do banco.
Em sua trajetória, o profissional ainda foi senior investment officer no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na divisão de infraestrutura, além de ter presidido o conselho da Globenet (hoje parte da V.tal) por oito anos. Ele também é membro do conselho em empresas como Eneva e Beontag.
Os fundos geridos pelo BTG possuem uma fatia de 83% do capital da V.tal. A empresa de infraestrutura soma mais de 22,3 milhões de casas passadas com rede de FTTH, além de estar ampliando investimentos em data centers e adquirindo a unidade de assinantes de fibra (a Oi Fibra) da Oi, que é sua acionista minoritária e principal cliente.