ICANN lança programa para novos domínios genéricos na Internet

Imagem: Picjumbo.com/Pexels

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) anunciou na última semana o lançamento de uma nova rodada do programa de novos domínios genéricos de topo (gTLDs), após um intervalo de 12 anos.

A iniciativa inclui o Programa de Apoio ao Solicitante (ASP) – que visa facilitar o acesso de organizações com menos recursos financeiros à operação de novos domínios de topo na Internet, incluindo opções em idiomas e escrituras não latinas. Hoje, alguns dos gTLDs mais populares são o .com, .gov ou .org. 

"Operar um TLD requer um investimento financeiro e técnico significativo. O ASP foi criado para tornar o Programa de Novos gTLDs acessível a organizações que desejam se candidatar a um novo gTLD, mas não podem fazê-lo devido a restrições financeiras e de outros recursos", explicou ao TELETIME o diretor de Relacionamento com partes interessadas da ICANN, Daniel Fink.

Notícias relacionadas

Segundo ele, um dos focos do programa é garantir que organizações em economias emergentes possam participar. Nesse caso, ASP forneceria suporte técnico e financeiro. Isso inclui serviços pro bono e treinamentos – além da redução de até 85% nas taxas de solicitação para as instituições elegíveis. Fink relata que pequenas empresas, instituições de caridade, comunidades indígenas e organizações intergovernamentais poderão se beneficiar do desconto.

"Uma das áreas cobertas pelo Programa de Suporte aos Candidatos são as pequenas empresas de países emergentes [incluindo o Brasil]. Para se qualificar como uma pequena empresa, a empresa deve ter um faturamento inferior a US$ 5 milhões [por ano] e menos de 50 funcionários", disse Fink. A janela de inscrição estará aberta até novembro de 2025.

Inclusão

Entre os desafios mencionados pela ICANN estão a conscientização sobre o programa em regiões fora da América do Norte e Europa, além do suporte técnico necessário para operar um TLD. No entanto, a ICANN afirma que o sucesso dessa iniciativa não será medido apenas pelo número de inscrições.

"Nosso principal objetivo neste momento é informar pessoas e organizações sobre a abertura da Próxima Rodada para que possam tomar suas próprias decisões e enviar inscrições dentro dos prazos estabelecidos", ressaltou o diretor.

Embora especialistas apontem que a expansão dos gTLDs pode trazer complexidade para usuários finais, a ICANN acredita que a iniciativa será uma ferramenta para reduzir essa barreira.

"Este tipo de controle sobre a presença digital de uma empresa ou organização pode ser valioso no ambiente online de hoje, onde os usuários muitas vezes não sabem se podem confiar em certas fontes na Internet", disse Fink.

"Os novos gTLDs podem fornecer um domínio de nível superior que se identifica claramente, seja uma pequena empresa, marca, área geográfica ou organização sem fins lucrativos", argumentou Fink.

Ele também pontuou que esses novos domínios podem ajudar a combater crimes cibernéticos. "Cito o exemplo do Bradesco, um dos maiores bancos do Brasil, que registrou seu próprio gTLD [.bradesco] em um esforço para melhorar sua segurança e reputação online", afirmou o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!