TIM e Qualcomm vão colaborar na validação de Open RAN

A TIM e a Qualcomm acertaram um acordo de colaboração para avaliação conjunta de soluções Open RAN entre fornecedores emergentes ou estabelecidos. O objetivo é encontrar possíveis parceiros para redes 5G em larga escala.

A dupla deve desenvolver um plano técnico para atração de players da cadeia, que atuarão baseados em plataforma de quinta geração da Qualcomm. "A colaboração é uma das etapas essenciais para desenvolvimento do plano técnico e a diversificação de fornecedores de Open RAN, tecnologia que pode trazer impacto direto na competição do segmento, diminuindo custos e tempo de implantação", afirmou a TIM, em comunicado.

Segundo a operadora, o modelo permitirá que empresas de telecom misturem e combinem hardware e software de diferentes vendors nas redes de acesso. "Hoje, onde dois ou mais fornecedores são usados em uma rede, a cada um é dedicado um cluster, e os pontos em que se encontram costumam ser os mais desafiadores em termos de desempenho", prosseguiu a companhia.

Notícias relacionadas

No ano passado, a TIM já havia apostado no Open Field Program, iniciativa que conta com um laboratório no Inatel para provedores efetuarem testes de Open RAN em condições mais semelhantes à de uma rede comercial.

Já a Qualcomm possui plataformas de semicondutores de infraestrutura 5G projetadas para cenários de implantação ampla, que vão desde estações base macro com MIMO massivo até células pequenas (small cells). As plataformas para rede de acesso 5G foram projetadas para permitir uma nova geração de redes celulares "flexíveis, virtualizadas e interoperáveis", segundo a fornecedora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!