Novo regulamento promete agilizar negociação de TACs na Anatel

Item da agenda regulatória da Anatel para o biênio 2021-2022, a proposta revisão do Regulamento de celebração e acompanhamento de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (RTAC) será colocada em consulta pública, conforme aprovado pelo conselho diretor nesta quinta-feira, 25. Relatada pelo conselheiro Moisés Moreira, a matéria atualiza resolução nº 629/2013 buscando agilidade nas negociações e maior eficiência.

A revisão foi motivada sobretudo pela experiência da Anatel na celebração dos TACs da TIM e da Algar, lembrando ainda que o da Telefônica Vivo não chegou a prosperar (após ressalvas do Tribunal de Contas da União) – embora a empresa possa ter um novo termo de ajustamento. Dessa forma, a ideia é que se busque ganhos de eficiência no requerimento, admissão, negociação, aprovação e acompanhamento dos processos.

Os valores de referência terão compromissos adicionais de 80% a 100%, ou de 40% a 100%, privilegiando áreas de baixo desenvolvimento econômico e social, redução de diferenças regionais, modernização das redes, "elevação de padrões de qualidade propiciados aos usuários" e massificação da Internet.

Notícias relacionadas

Um dos problemas exemplificados por Moreira foi o da demora dos processos de negociação, por exemplo. A proposta estabelece o prazo de 18 meses, com suspensão dos Pados e limite para alteração do rol desses processos na conclusão da análise técnica. 

"As obrigações poderão ser cumpridas com atrasos de seis meses a partir da data de vencimento. Depois, [caso não tiverem sido efetivadas] serão consideradas obrigações descumpridas, incidindo multas diárias por item", explicou o conselheiro relator em seu voto. O acompanhamento será pelas superintendências temáticas, enquanto o gerenciamento e proposta ficarão a cargo da Superintendência de Controle de Obrigações (SCO).

O ressarcimento aos usuários será na forma da regulamentação específica, com prazo negociado entre as partes. Para os usuários que não fazem mais parte da base da operadora, será garantido o período de um ano para consulta. 

Ao concluir a apresentação de seu voto, o conselheiro Moisés Moreira afirmou que as alterações normativas após a assinatura do TAC implicarão na possibilidade da empresa compromissária requerer pactuação. A proposta do novo RTAC ficará em consulta por 45 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!