Publicidade
Início Newsletter Mercado único digital na América Latina pode ser viável com cooperação, diz...

Mercado único digital na América Latina pode ser viável com cooperação, diz relatório

Iniciativas regulatórias inovadoras, como o “sandbox“, podem ajudar a fomentar o crescimento econômico do mercado latino-americano, segundo o relatório  sobre o estado da jurisdição da Internet na América Latina e no Caribe 2020. Elaborado pela Internet & Jurisdiction Policy Network e pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (Cepal), o relatório de 120 páginas aborda as principais áreas nas quais é a harmonização e considerada um desafio, com um diagnóstico para cooperação para criar um “mercado único digital regional”.

Esse mercado único digital regional abordaria áreas como proteção do consumidor e de dados, pagamentos digitais e regimes tarifários. Conforme coloca o relatório, a América Latina tem um histórico de forte legislação consumerista, além de já haver leis de proteção de dados pessoais em metade dos países pesquisados – como no Brasil, onde já está em vigência a LGPD. 

Conforme o levantamento, 83% dos pesquisados “concorda ou concorda fortemente” com a implantação desses mecanismos regulatórios como o sandbox para fomentar o crescimento econômico. Vale lembrar que a Anatel está propondo esse recurso, que permite executar “testes” com regulação mais flexível para novos cenários, na consulta pública nº 65, encerrada na semana passada.

Notícias relacionadas

A pesquisa diz ainda que 73% concordam ou concordam fortemente que existe uma demanda de coordenação para enfrentar desafios legais transfronteiriços. A Internet das Coisas é um desses desafios, embora haja ainda questionamentos sobre a necessidade de uma regulação específica para tais sistemas.

Influência

Em um dos casos citados no relatório está a necessidade de acessar evidências digitais por meio de múltiplas jurisdições em processos de investigação criminal. Segurança também é uma questão levantada. Isso inclui desejo de revisão de acordos de assistência legal mútua (MLAs) entre países, e adoção da Convenção de Budapeste para tais investigações. Mas há também reafirmação de setores de que backdoors poderiam “sabotar sistemas criptografados”. 

A pesquisa aborda também outras questões, como a influência de outros países nas políticas de governança da Internet. Para 61%, a natureza transfronteiriça da Internet “facilita a interferência estrangeira no processo democrático”. Abordagens regulatórias estrangeiras da União Europeia e dos Estados Unidos, por exemplo, inspiram as iniciativas latino-americanas para 81%. 

O documento foi divulgado na quarta-feira, 24, durante a VII Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação para a América Latina. Segundo as entidades, ele é baseado na combinação de pesquisa documental com coleta de dados regionais envolvendo “pessoas interessadas”. No caso, estados, empresas de Internet, operadores técnicos, sociedade civil, academia e organizações internacionais. 

Panorama

A ideia do documento é “traduzir” informações técnicas para formuladores de políticas públicas, atacando questões como papel de intermediários, privacidade, liberdade de expressão, startups, inteligência artificial e IoT. “O relatório descreve os desafios enfrentados pela região em seus esforços para a integração digital e como abordagens regulatórias de outras regiões inspiram ações nacionais. Busca fornecer uma visão transregional do panorama político atual no sentido de apoiar um debate inclusivo e coerente”, declara em comunicado o diretor do ITS Rio, Carlos Affonso de Souza, professor e autor principal do Relatório Regional.

“Uma mensagem chave do Relatório é que é necessária uma maior coerência nas políticas para a construção de um ecossistema digital regional próspero e integrado”, declara o diretor executivo e cofundador da Internet & Jurisdiction Policy Network, Bertrand de La Chapelle. Já para a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, o relatório fortalecer “a compreensão de como progride a integração digital na América Latina e no Caribe e identifica oportunidades que podem ser aproveitadas para avançar em direção a um mercado digital regional harmonizado”. 

O relatório está disponível para download clicando aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile