IGF 2019: cenário de transformação dá o tom dos debates

Mesa preparatória do IGF 2019

Começa oficialmente nesta terça-feira, 26 de novembro, em Berlim, a 14a edição do Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês). Criado em 2006 pelas Nações Unidas para ser um encontro de debates políticos, sociais, econômicos e técnicos sobre a Internet, o IGF atualmente é o principal fórum multissetorial de discussão sobre políticas para o setor, apesar de não ter caráter deliberativo. Ou seja, os representantes de governos, de empresas, pesquisadores e integrantes de organizações da sociedade civil não aprovam documentos ou resoluções – como ocorre em geral nos eventos multilaterais da ONU. TELETIME acompanhará o evento ao longo da semana.

O encontro é, tradicionalmente, um espaço de troca de conhecimentos, articulações políticas e também para negócios. Este ano, uma das principais sessões será justamente sobre como aprimorar o modelo do IGF, tendo por base os resultados apresentados pelo Painel de alto nível da ONU para cooperação digital. (https://www.un.org/en/pdfs/DigitalCooperation-report-for%20web.pdf) Mais de cinco mil participantes são esperados no evento.

Com o tema "Um mundo. Uma Internet. Uma visão", o encontro

Notícias relacionadas
está organizado em três grandes tópicos do ponto de vista da agenda: governançade dados; inclusão digital; e segurança, estabilidade e resiliência da rede.Cerca de 60 workshops estão programados para os quatro dias oficiais deatividades em Berlim. A abertura oficial deve contar com a presença daChanceler Angela Merkel e do Secretário-geral das Nações Unidas, AntónioGuterres.

Transformações e receios

"Todos estamos vendo como a Internet está se transformando,de uma rede descentralizada e colaborativa para um espaço concentrado, que temtransformado usuários em produtores de dados para aplicações e também paraempresas de infraestrutura. O problema não é só ter poucos entrantes nomercado, mas como garantir a autodeterminação dos indivíduos neste espaço",alertou Luca Belli, professor de Governança e Regulação da Internet na Escolade Direito da Fundação Getúlio Vargas, que veio do Brasil para o evento.

"Isso não é Black Mirror, não é o futuro, é o que jáestamos vivendo no presente", afirmou a indiana AnitaGurumurthy, da IT for Change, uma articulação baseada na Ásia, ao mostrar comofazendas tem funcionado em seu país sem a presença de agricultores, operadasremotamente. O uso da Inteligência Artificial e a Internet das Coisas serãoobjeto de muitos painéis em Berlim.

Num contexto em que a Internet tem permitido ao mundoacompanhar protestos do Chile a Hong Kong ao mesmo tempo em que muitos governostêm usado cada vez mais a tecnologia para monitorar manifestações e atéderrubado a rede para impedir a organização de pessoas nas ruas, a liberdade deexpressão também está na agenda do IGF. "Muitos países colecionam casos decensura na rede. Não só na China e no Irã, mas também na Suíça e na Alemanha",lembrou Mathias Jud, pesquisador em Zurique.

Eurocentrismo

A edição da Alemanha é a terceira seguida na Europa, o quetem levantado críticas, principalmente de países em desenvolvimento, que temmaior dificuldade de participar. Em 2015, o IGF foi sediado no Brasil, em JoãoPessoa. Em 2016, no México. Depois Suíça e França. Além da edição internacionalanual, há iniciativas locais e regionais em torno do IGF. A edição brasileirapreparatória para o encontro global aconteceu no início de outubro, em Manaus.A última latino-americana foi em La Paz, na Bolívia, em agosto passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!